Criança

Transporte seguro: como escolher a cadeirinha certa e a importância de proteger seu filho dentro do carro

Acidentes de trânsito são a principal causa de morte infantil - Shutterstock
Shutterstock
Chicco

Publicado em 15/03/2021, às 15h03 - Atualizado às 15h29 por Publieditorial


Segurança no trânsito, principalmente para as crianças, é um assunto sério e que não pode ser deixado de lado. De acordo com a ONG Criança Segura, acidentes no trânsito ainda são a principal causa de morte entre o 1º e os 14 anos de vida, ferindo gravemente 112 mil vítimas por ano e levando a óbito cerca de 3.300. Mas, a boa notícia é que com os cuidados certos é possível mudar esse cenário.

O uso da cadeirinha, por exemplo, serve para transportar de maneira segura as crianças em automóveis. Com a modificação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que passa a valer a partir de abril, “crianças com idade inferior a dez anos, que não tenham atingido 1,45m de altura, devem ser transportadas nos bancos traseiros, em dispositivo de retenção adequado para cada idade, peso e altura, salvo exceções relacionadas a tipos específicos de veículos regulamentados pelo Contran”, como explica o Art. 64 da Lei nº 14.071/2020.

Quanto ao cinto de segurança, seja o da própria cadeirinha ou do automóvel, também não pode ficar sem! Para trazer mais conforto, ele deve ter apenas um dedo de folga, fazendo com que, desta maneira, não fique apertado e garanta a segurança da criança durante o trajeto. Sobre o transporte no banco dianteiro, não basta ter apenas os 10 anos completos, pois a altura de 1,45m é um fator superimportante para que a proteção seja adequada.

Para deixar seu filho seguro dentro do carro, é preciso seguir algumas dicas como: não deixar bebês e crianças sozinhos no automóvel, seja no bebê conforto ou cadeirinha, ficar sempre em alerta, prevenindo possíveis colisões, sempre comprar dispositivos de retenção com o selo do Inmetro e certificação brasileira (NBR14400) e, principalmente, ficar de olho no manual de instruções na hora de instalar o produto, além de se certificar que ela foi colocada corretamente antes da criança usar. Se seu filho estiver sendo transportado em uma camionete, a ONG Criança Segura recomenda desativar o airbag do passageiro, pois pode causar sérios ferimentos caso ela esteja no banco da frente.

Como instalar a cadeirinha no carro?

Para instalar a cadeirinha no automóvel, existem dois jeitos: pelo cinto de três pontos e o sistema isofix. No segundo caso, o processo é feito a partir de conectores, que prendem os dispositivos de retenção, por meio das hastes metálicas nos ganchos que são soldados nos chassis do carro. Além disso, ele também possui um terceiro ponto de ancoragem, que vai desde uma haste apoiada no chão, ou o Top Tether, como se fosse um cinto com um gancho para ser preso no teto, atrás do banco em que a cadeira está instalada ou no chão do porta-malas (variações de acordo com cada veículo). A instalação utilizando o cinto de 3 pontos do automóvel, deve ser feita conforme instruções no produto.

Escolhendo o modelo certo

Para deixar as famílias mais tranquilas, seja em um passeio, viagem, ou até mesmo só para ir até a esquina, é preciso escolher a cadeirinha certa. Pensando nisso, a Chicco desenvolveu a SEAT4FIX, uma cadeira para automóveis que é quatro em um e oferece mais de 10 anos de segurança, qualidade e conforto.

O modelo SEAT4FIX da Chicco cresce junto com a criança (Foto: Divulgação)

Podendo ser usada desde o nascimento até aproximadamente os 12 anos (36kg/1,45m), a SEAT4FIX cresce junto com a criança e a acompanha até o momento em que ela possa andar, de fato, no banco do veículo. Com encosto de cabeça e cinto de segurança integrados, é possível o ajuste conforme seu filho for se desenvolvendo.

Com cadeirinha SEAT4FIX, é possível ter mais de 10 anos de segurança (Foto: Divulgação)

Além disso, é importante ficar de olho à posição em que o bebê ou criança está sentado. Por isso, o mini redutor removível garante conforto e a postura adequada para a cabeça e tórax do seu filho. O produto pode ser encontrado a partir de R$ 2990,00 nas principais multimarcas do Brasil.


Leia também

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Menino separa frango da merenda para a mãe - (Foto: Reprodução)

Família

Menino separa frango da merenda da escola para levar para casa: “Para a mamãe”

Gustavo Marsengo prevê data de nascimento do filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Gustavo Marsengo revela data para chegada de primeiro filho com Laís Caldas

Casal e bebê - (Foto: Reprodução/Freepik)

Bebês

Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas