Verdadeiro herói! Cachorro ajuda a encontrar criança de 2 anos que estava desaparecida

O menino saiu a pé de casa e andou cerca de três quilômetros. A Guarda Municipal encontrou o menino quando ouviu o latido do cão que estava com ele

Resumo da Notícia

  • O menino de 2 anos saiu de casa a pé e andou cerca de três quilômetros
  • Quando a mãe percebeu a ausência do filho, acionou a Guarda Municipal
  • Os guardas encontraram o menino quando ouviram o latido do cachorro

Na noite da segunda-feira, dia 19 de julho, uma criança de 2 anos, que estava desaparecida, foi encontrada por guardas municipais na cidade de Campinas, em São Paulo. O menino saiu de casa a pé acompanhado de um cachorro, andou cerca de três quilômetros, e ficou sumiu durante 4 horas.

-Publicidade-

A mãe da criança, Alessandra Dranka, estava lavando roupas quando o filho saiu de casa. Assim que percebeu a ausência do menino ela saiu desesperada procurando por ele. A mulher não o encontrou perto de casa e rapidamente decidiu pediu ajuda.

Em entrevista ao portal G1, a mãe contou: “Foi muito rápido o sumiço dele. Foram cinco minutos e já não encontrei mais. Estava lavando roupa na lavanderia e ele gosta muito de caminhão, aí passou o que trabalha lá no sítio, de capim. Eu acho que ele foi atrás do caminhão.”, e continuou: “Eu fui dentro de casa buscar um sabão e [quando] voltei lá ele já não estava mais. Eu saí para procurar ele, mas ele foi para um lado e eu para o outro porque acharam ele para cima”.

Outra preocupação da família foi o frio que a criança poderia estar sentindo. Eles moram em uma área rural e a informação que a Guarda Municipal recebeu foi de que o menino teria desaparecido em meio a plantações.

Dez viaturas saíram em busca da criança e só foram encontrar o menino após cerca de quatro horas do sumiço. A criança foi encontrada ao lado de uma mureta de proteção do Anel Viário Magalhães Teixeira (SP-083), ainda em Campinas. Ele teria atravessado um túnel de 50 metros sob a rodovia para chegar ao local.

O cachorro ajudou a encontrar o menino com latido (Foto: Reprodução/ G1 / Guarda Municipal)

O guarda Ataíde Barbosa afirmou que a equipe de busca conseguiu localizar a criança porque seguirem o latido de um cachorro, que estava com ele: “Fizemos o patrulhamento naquela área e o cachorro começou a latir para a viatura. Nós tínhamos a informação de que ela estava acompanhada do seu animal, então chamou a atenção da equipe. Nos deslocamos até o sentido do latido e aí sim obtivemos o êxito de localizar a criança”, explicou o Guarda.

A equipe responsável pelo resgate acionou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que encaminhou a criança para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento)  de São José, onde a criança finalmente pôde reencontrar a mãe.

O menino foi encontrado e está bem (Foto: Reprodução/ G1 / Guarda Municipal)

Alessandra disse como se sentiu quando viu o filho novamente: “Aliviada com certeza, ‘né’. Primeira vez passando um susto grande desse. Fiquei muito grata com todos eles, por terem ajudado e por terem vindo tão rápido”, agradeceu.

Ataíde também disse que o menino não parecia estar assustado com a situação: “Parecia estar brincando”, comentou. Ele contou: “A criança está bem tranquila, acreditamos que ela estava brincando de se esconder da família”.

Na terça-feira, dia 9, a prefeitura informou em nota que o menino teve alta esta manhã após ter passado a noite em observação, e completou: “É uma criança saudável, sem sinais de maus tratos. Por medidas de segurança, o Conselho Tutelar foi acionado e, de acordo com protocolo, a assistente social da UPA fará uma visita domiciliar à família amanhã”. A administração municipal destacou que esses dois procedimentos são comuns de acontecer.