Criança

Vídeo alerta! Criança se pendura em rede de proteção da janela do apartamento

A gravação foi feita na cidade de Águas Claras, no Distrito Federal

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Menino se pendura em rede de proteção de prédio (Foto: Reprodução/ Youtube)

Menino se pendura em rede de proteção de prédio (Foto: Reprodução/ Youtube)

Menino foi flagrado pelo vizinho se pendurando em rede de proteção do 6° andar de um prédio na cidade de Águas Claras, no Distrito Federal, no domingo (21). O menino parece encarar isso como uma brincadeira e não é a primeira vez que é visto na janela. “Ele está para fora da janela. Ele pega na tela e bate os pés, balançando. Gente, que perigo” disse a mulher que registrou o momento.

O vídeo de quase dois minutos mostra ele se apoiando entre a janela e a rede. Ele volta para dentro de casa, sozinho, sem intervenção de um adulto. O menino estava em grande perigo nessa situação, pois além de estar extrapolando os limites de segurança da rede, poucos sabem que essa proteção tem data de validade! Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), elas devem ser trocadas a cada três anos, no máximo e o espaço entre os nós devem ter no máximo 5 centímetros.

Gabriela Freitas, diretora da ONG Criança Segura, diz que a rede fica exposta ao sol, chuva, frio, ao tempo, e começa a ficar frouxa. “É preciso fazer essa verificação, ver se está realmente firme. Um teste que as empresas que instalam fazem é jogar o peso do corpo contra ela e ver se ela segura. Não basta ser um obstáculo, mas ela tem que suportar a criança, que pode escalar.”

Leia também:

Você sabia que rede de proteção tem prazo de validade?

6 regras de segurança que você não pode abrir mão na hora do seu filho usar a piscina

Bebê conforto: passo a passo para instalar no carro com segurança e sem neura