Criança

Vídeo ensina crianças a se defenderem de abusos sexuais

A Campanha "Defenda-se" já tem mais de 40 mil visualizações no Youtube

Gabrielle Molento

Gabrielle Molento ,Filha de Claudia e Pedro

Campanha Defenda-se sobre a autodefesa das crianças (Foto: Reprodução/ Youtube Grupo Marista)

Campanha Defenda-se sobre a autodefesa das crianças (Foto: Reprodução/ Youtube Grupo Marista)

Como falar sobre violência sexual com as crianças? Essa é uma dificuldade de muitos pais. Por isso, a campanha ‘Defenda-se’ surgiu para conversar sobre a autodefesa das crianças em relação às violações sexuais, mostrando a necessidade e importância delas saberem quando há abuso e a maneira certa de reagir.

A Campanha está em seu quarto ano e é destinada a crianças de 5 a 12 anos. Foi elaborada pela Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, organização que atua na defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente.

A animação da campanha foi inspirada no Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, especialmente quando falamos de ‘Prevenção’ – assegurando ações preventivas contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Ela atende ao ‘3º Protocolo Facultativo da Convenção da Convenção sobre os Direitos da Criança’, da ONU, que prevê a possibilidade da criança denunciar violações de seus direitos à entidade – infelizmente, o Brasil não assinou o documento.

Com mais ou menos 2 minutos, o vídeo incentiva as crianças a ficarem atentas para perceber toques que causam sentimentos ruins e ter coragem para dizer ‘não’ ao agressor, além de procurar adultos que sejam de confiança para protegê-los das violações. Assista: