Vídeo mostra professora salvando criança sufocada com tampa de garrafa: veja o que fazer nessa situação

O caso aconteceu em Nova Jersey, nos Estados Unidos, e reforçou a importância de estar sempre preparado para esse tipo de acidente. O menino de 9 anos, que engasgou com a tampa de garrafa e foi salvo de sufocar pela professora, está bem

Resumo da Notícia

  • Um menino de 9 anos foi salvo pela professora depois de engasgar e começar a sufocar com uma tampinha de garrafa durante a aula
  • A professora realizou a manobra de Heimlich e conseguiu liberar as vias aéreas da criança - e isso mostra quão importante é estar sempre preparado para esse tipo de acidente
  • Juntamente com a sufocação, o engasgo é a terceira principal causa de morte entre crianças e adolecentes - ou seja, recém-nascidos de 0 até jovens com 14 anos - no Brasil
  • Entenda o caso e saiba como evitar casos de engasgo e o que fazer quando uma criança perto de você sufocar

Câmeras de segurança dentro de uma sala de aula em New Jersey registraram o momento em que uma professora salvou uma criança que havia se engasgado com uma tampinha de garrafa. O menino de 9 anos começou a sufocar quando saiu de sua carteira e foi até a professora indicando com o dedo que não conseguia respirar.

-Publicidade-

Janiece Jenkins, professora da terceira série da escola East Orange, ao perceber que o aluno tinha um objeto obstruindo as vias respiratórias dele e estava ficando vermelho, realizou a manobra de Heimlich. Em entrevista ao canal norte-americano WABC, Jenkins explicou que aquela foi a primeira coisa que veio à cabeça dela. “Ele estava nervoso, apontando para o pescoço e não conseguia falar. Eu rapidamente o virei de costas e fiz a manobra, deu tudo certo”.

A professora salvou o menino de 9 anos que estava sufocando após engasgar com uma tampa de garrafa
A professora salvou o menino de 9 anos que estava sufocando após engasgar com uma tampa de garrafa (Foto: Reprodução YouTube NJ.com)

O menino, chamado Robert, também conversou com jornalistas da  e explicou que tudo aconteceu porque estava tentando beber água da garrafa e quis abrir a tampa com a boca em vez de usar as mãos. “Eu mordi a tampa e comecei a apertar a garrafa. Mas a água escapou e empurrou a tampa para a minha garganta. Eu tentei ir até a pia para cuspir, mas não consegui, e fui direto para a senhora Jenkins”.

No vídeo, é possível ver o momento em que Robert leva a garrafa tampada à boca e começa a apertá-la, como disse à reportagem. No momento em que a água empurra a tampinha para a garganta, ele imediatamente cospe a água e tenta se dirigir para o fundo da sala, mas muda de ideia e corre para a professora, apontando para a garganta. Janeice se levanta na mesma hora e consegue salvar o menino de sufocar. Assista abaixo:

Engasgo em crianças e bebês: como prevenir e o que fazer em caso de acidentes

Apesar do engasgo ser um acidente relativamente comum, inclusive para adultos, é preciso ter muito cuidado quando se trata de crianças, principalmente as que têm entre 0 e 4 anos de idade: as consequências desse tipo de problemas podem ser muito sérias. Juntamente com a sufocação, o engasgo é a terceira principal causa de morte entre crianças e adolecentes – ou seja, recém-nascidos de 0 até jovens com 14 anos – no Brasil. Os números são impressionantes: de acordo com o Ministério da Saúde, em 2016 foram 826 vidas perdidas para esse tipo de acidente, sendo que 636 eram crianças com menos de 1 ano de vida. Por isso, é importantíssimo tomar todos os cuidados para evitar esse problema.

O engasgo é uma reação do corpo humano após ter as vias aéreas obstruídas com alguma coisa – pode ser um pedaço de alimentos, como carnes, grãos ou balas, água, saliva ou até itens pequenos como brinquedos, miçangas, bolinhas de gude, pequenas baterias, moedas ou uma tampinha de garrafa, como foi o caso de Robert.

Estar preparado para esse tipo de situação é o que faz a diferença e pode salvar vidas. Robert não sofreu com nenhum tipo de problema mais grave ou sequelas porque a professora estava treinada para aquela situação e sabia realizar a manobra de Heimlich, específica para ajudar a retirar objetos ou pedaços de comida que estão obstruindo as vias áreas. Veja abaixo como realizá-la da maneira correta em bebês e crianças.

Quais são os principais alimentos que causam engasgo?

De acordo com a Academia Americana de Pediatria, esses são os alimentos que normalmente causam engasgos – mas, lembre-se: qualquer alimento que não esteja picado da maneira correta ao ser oferecido para uma criança pode causar um engasgamento.

  • Salsicha
  • Nozes
  • Amendoim
  • Castanhas no geral
  • Pipoca
  • Tomate cereja
  • Uva
  • Maçã
  • Carnes em pedaços grandes ou pequenos demais
  • Vegetais crus
  • Balas
  • Chicletes