Criança

Você conhece os ídolos do seu filho?

É importante que você compartilhe sonhos em família

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: Arquivo Pessoal)

Marina e Maitê conhecendo os personagens do programa Sou Luna (Foto: Arquivo Pessoal)

As crianças são muito influenciadas pelos seus personagens favoritos. Por isso, saem na frente os pais que acompanham e sabem aproveitar as oportunidades que a ficção oferece. Nossas embaixadoras e fundadoras do site SOS Educação, Taís e Roberta Bento, contam um pouco sobre o assunto:

Diante da enorme diversidade de canais de TV e YouTube, chegamos a um ponto em que mal sabemos quem são os ídolos de nossos filhos. Durante nossa infância era comum que compartilhássemos com irmãos e amigos a admiração pelos mesmos personagens e artistas. Dividíamos a mesma televisão em casa. O canal que um membro da família assistia era a única opção para todos.

Hoje, dentro de uma mesma família, irmãos acompanham personagens e artistas totalmente diversos. E os pais acabam aceitando o papel de coadjuvantes em um aspecto tão importante da vida de seus filhos: o de escolher quem serão os exemplos no qual se espelham. A ideia não é proibir que seus filhos acompanhem youtubers ou personagens que estão na moda. Ao contrário, ao invés de tirar, você acrescenta. Acrescenta opções de programação que possam ajudar a passar exemplo de valores e crenças coerentes com as suas.

Séries e desenhos com personagens que enfrentam problemas e dilemas da vida real ajustados para a realidade infantil, são alternativas que podem gerar muita conversa em família. E os impactos dessas conversas são sempre positivos para a aprendizagem e para relação que seu filho terá com os estudos. Se for possível juntar você, seu filho e o ídolo dele no mundo real, melhor ainda!

No último mês, fizemos questão de acompanhar Mayra e as filhas, Marina e Maitê, quando foram conhecer os personagens do programa infantojuvenil “Sou Luna”, da Disney. Muito mais do que uma fã conhecendo o ídolo, o que vale é uma família que compartilha sonhos e vença unida os desafios. Discutir sobre ética e valores a partir da vida de personagens da ficção é uma ótima maneira de conseguir que a criança se abra e aproveitar a oportunidade para ensinar valiosas lições que ficarão para sempre.

O ídolo do seu filho pode ser a chave que abre o canal de comunicação nas fases do desenvolvimento em que a conversa é fundamental. Ao aproveitar  oportunidades de falar sobre interesses reais do seu filho, ele fica muito mais predisposto a contar com você também para compartilhar desafios que ele pode estar enfrentando na escola e na aprendizagem.

E você, sabe quem são os personagens preferidos do seu filho?

Leia também:

Crianças conversam com seus personagens favoritos em um ‘telefone mágico’

Veja as homenagens que os pais famosos receberam nas redes sociais pelo Dia dos Pais

Walt Disney World oferece transformações em personagens para adultos (até que enfim!)