Criança

Você sabia que seu filho é um artista?

Desenhar e pintar faz parte do processo de criação artística das crianças

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

paint-hands-picture-id639318710

(Foto: iStock)

Toda criança ama desenhar. Faz parte do desenvolvimento dela e esse período é muito importante. Segundo a psicóloga e psicanalista Christine Bruder, mãe de Isabella e Paulo e fundadora do berçário bilíngue Primetime Child Development, é indispensável que os pais acompanhem esse processo. “Tenha em casa materiais dos mais variados tipos, não entregue desenhos prontos para o seu filho apenas pintar”.  Ver de perto as grandes obras de seu filho pode ser um exercício muito interessante, além, é claro, de reforçar o vínculo entre vocês. Por isso, separamos algumas dicas:

  1. Quanto menor a criança, maior deve ser o papel. Até os 3 anos de idade, o ideal é que se ofereça uma cartolina.
  2. Quando a criança terminar o desenho, pergunte a ele se quer assinar seu nome. Se disser sim, escreva onde a criança indicar que quer colocar. Se ela souber escrever, deixe que assine. Se ela não quiser o nome, respeite. Deixe que ela conduza e se aproprie da arte.
  3. Não pergunte o que foi feito. Se seu filho pedir para você olhar, apenas observe e não comente. Se quiser, você pode pedir que ele te conte se gostou de fazer, que cores preferiu e o que achou.
  4. Se uma criança perguntar “Você gosta do meu desenho?”, devolva a questão: “Você gosta do seu desenho?”. Vire o papel de cabeça para baixo, ou em 45º e diga “E se eu segurar assim. Ou assim?”

Leia também:

Brinque já! 6 brincadeiras que as crianças vão amar fazer dentro de casa

Hora da brincadeira! Veja 8 atividades para fazer com seu filho de 1 ano

Direito à brincadeira: toda criança tem