Criança

Xô, doença! 6 dicas para o seu filho passar bem longe da gripe

Na verdade nem é tão difícil!

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Seu filho provavelmente tem um colega que (quase) nunca fica doente, não é? E aí você fica se perguntando se os pais dele sabem algo a mais ou se têm algum gene especial, mas, de acordo com os especialistas, a resposta é não. Na verdade, não é tão difícil evitar gripes e manter uma vida saudável, basta colocar esses seis hábitos em prática:

Mãos limpas

A lavagem regular das mãos reduz drasticamente a transmissão de doenças respiratórias e gastrointestinais, portanto, faça com que seus filhos tenham o hábito de lavá-las quando saírem da escola, depois de cada brincadeira e antes das refeições. E lembre-se que esfregar de 15 a 20 segundos é o fundamental.

Exercícios 

Estudos indicam que exercícios regulares e moderados podem reduzir de 25% a 50% o número de episódios de gripes e resfriados que ocorrem ao longo de um ano, possivelmente aumentando a circulação de células que combatem infecções. “O exercício é melhor do que qualquer cura anunciada ou milagre”, diz Harley A. Rotbart, conselheiro de pais e autor de Germ Proof Your Kids: o guia completo para proteger (sem superproteger) sua família de infecções.

Sonecas

Você sabia que a privação do sono quase dobra o risco de contrair um resfriado ou uma gripe? Pois bem, certifique-se de que as crianças durmam cedo. E fica a dica: a maioria dos bebês precisa de aproximadamente 14 horas de sono por dia, enquanto as crianças maiores precisam de 11 a 13 horas.

Encostar no rosto? Não!

Os vírus do resfriado e da gripe entram no corpo por meio do nariz, olhos e boca, portanto, instrua seu filho a manter as mãos longe dessas áreas. Sabemos que pode ser muito difícil colocar essa dica em prática, mas lavar as mãos em momentos estratégicos pode ajudar. Uma boa dica é ensinar as crianças a nunca compartilhar canudo, copo ou escova de dentes.

Dieta equilibrada e saudável

Refeições com muitas frutas e vegetais coloridos ajudarão a estimular o sistema imunológico do seu filho. Procure alimentos ricos em vitamina C, como brócolis, morango e laranja, por exemplo, e vitamina D, como atum, leite fortificado e cereais. Comer iogurte com probióticos também pode ajudar a construir defesas.

Vacine já!

De acordo com a agência do departamento de saúde americana, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), essa é a melhor maneira de prevenir a gripe. E aí, o que você está esperando?

Leia também:

Precisa virar hábito: a importância da limpeza e hidratação nasal para a saúde do seu filho

O inverno chegou e seu filho ficou doente. E agora?

Sinal amarelo: veja 12 sintomas de saúde do seu filho que você deve estar atenta

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não