Criança

Xô malcriação! Saiba como ensinar seu filho a ter boas maneiras na sala de aula

Antes de tudo, é é sua responsabilidade conhecer as regras da instituição

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Com centenas de crianças barulhentas espremidas sob o mesmo teto, não é de admirar que as escolas sejam os lugares onde as boas maneiras costumam ser esquecidas. Pedimos aos especialistas em etiqueta que compartilhassem dicas para seguir as maneiras na escola. Aliás, embora seus filhos já possam estar familiarizados com sutilezas básicas, como dizer “por favor” ou tampar a boca ao espirrar, o pátio da escola eleva o nível das expectativas de etiqueta.

As crianças passam aproximadamente um terço do seu dia na escola, por isso é importante que as boas maneiras não caiam no esquecimento quando os pais estão fora de vista. Os especialistas concordam que crianças educadas crescem para serem mais apreciadas pelos colegas e se tornam líderes melhores. Vem ver algumas dicas para manter as boas maneiras do seu filho:

Na sala de aula

Embora as regras variem dependendo do professor, certas maneiras permanecem as mesmas, independentemente da configuração da aula. Isso vai além dos fundamentos de dizer “por favor” e “obrigado” aos outros. Ao interagir com os professores, as crianças devem ouvir atentamente, levantar a mão antes de falar durante as aulas, fazer contato visual e ser educado ao conversar. Também é importante tratar bem os colegas, respeitando o espaço e a propriedade pessoal.

Respeitar a sala de aula é outra maneira de praticar boas maneiras; as crianças podem fazer isso mantendo a sala arrumada, por exemplo. Independentemente das regras específicas da classe, é fundamental que as crianças as sigam por respeito umas às outras e ao professor.

No refeitório

Assim como fazem quando jantam em casa ou na casa de outra pessoa, as crianças devem permanecer em seu lugar quando comem (em vez de ficar incomodando os outros) e devem limpar o lixo descartando e reciclando latas ou garrafas. Além disso, eles não devem pegar comida ou jogar comida em outras pessoas para começar uma briga ou cortar a fila enquanto os outros estão esperando pacientemente.

No parquinho 

Mesmo quando as crianças brincam na área externa da escola, elas ainda podem e devem manter os modos em mente. É importante esperar pacientemente pela sua vez para usar o brinquedo, então explique para o seu filho a situação em termos simples. Nessas horas, incentive seu filho a convidar alguém que esteja jogando sozinho para participar do jogo ou atividade do grupo. “Uma coisa tão pequena pode fazer uma diferença tão grande para alguém que não está se sentindo incluído”, diz Aimee Symington, CEO da Finesse Worldwide Inc. e criadora do Blunders, um jogo de tabuleiro sobre boas maneiras.

Como você pode transmitir as boas maneiras

Pratique a “Regra de Ouro” da paternidade

Como mãe, é sua responsabilidade conhecer as regras da sala de aula e da escola. Independentemente das diretrizes específicas, ajude seu filho a praticar boas maneiras, dando um bom exemplo.

Defina expectativas claras

Exponha claramente suas expectativas e ajude seu filho a praticar os modos até que um bom hábito se desenvolva. Reconheça as maneiras que seu filho acertar e dê lembretes gentis sobre como melhorar.

Identifique os problemas

Tenha conversas casuais com seu filho para discutir o que está acontecendo na escola. Pergunte como certas situações fazem com que ele e seus colegas de classe se sintam. Se você não conseguir que ele confie em você, tente conversar durante outra atividade, talvez quando estiver jogando ou fazendo tarefas.

Leia também:

23 boas maneiras que todas as crianças deveriam saber

25 gestos de boas maneiras que seu filho deve aprender

10 maneiras de mandar o estresse para bem longe!

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não