Publicado em 29/08/2015, às 16h11 - Atualizado em 01/07/2016, às 16h24 por Redação Pais&Filhos
Amamentar é parte fundamental do desenvolvimento da criança. Nós vivemos falando sobre as centenas de benefícios que a amamentação traz para o bebê e para a mãe e não cansamos de reforçar, sempre que for preciso! Assim que nosso filho nasce, começamos a produzir a ocitocina, hormônio liberado durante a amamentação que também é conhecido como hormônio do amor.
De acordo com a pediatra da Unimed de Teresina Maria José Lima Matos, mãe de Itamara, Francisco, Itaécio e Ismar, esse hormônio é também responsável por contrair a musculatura do útero e fazer seu tamanho voltar ao normal depois da gravidez. Além disso, a amamentação favorece a redução do sangramento que acontece depois do parto, a famosa quarentena.
“A redução do sangramento, favorecida pela amamentação, também evita a anemia pós-parto, principalmente a amamentação precoce, que ocorre depois de no máximo meia hora que o bebê nasceu”, explica a especialista.
Menos riscos
Estudos mostram que existe uma grande redução nas chances de desenvolver câncer de mama em mulheres que amamentaram por seis meses ou mais. E, quanto mais tempo a amamentação durar, menos chances a mulher tem de desenvolver a doença.
Leia também
Quando você realmente não pode amamentar
Mães podem tingir o cabelo durante o período de amamentação? Saiba
7 coisas que você não sabia sobre amamentação
É também por meio da amamentação que nosso bebê recebe mais de 100 nutrientes por refeição: um alimento e tanto! Claro, o leite materno contém absolutamente tudo o que a criança precisa para se desenvolver com saúde. Até os 6 meses de idade, ele não precisa nem de água. e lembre-se de que não existe leite fraco! E não é “só” questão de saúde. O seu leite pode deixar seu filho mais inteligente.
Estudos recentes mostram que o leite materno estimula o desenvolvimento cerebral do seu filho no primeiro ano de vida. De acordo com a pediatra, as crianças que são amamentadas se desenvolvem muito melhor e de forma mais saudáveis.
Olho no olho
Além de todos esses benefícios, a amamentação é um momento único e delicioso, é quando você e seu filho se olham fixo e se conectam, mesmo sem palavras. “O alimento é também afeto. A criança fica mais sociável e se desenvolve melhor quando é amamentada”, explica a pediatra. Tudo feito com amor é melhor e a criança percebe esse carinho.
A gente acredita que amamentação é tudo de bom para o bebê e para a mãe. Existem dificuldades, claro. Mas é tentar, tentar e tentar. Antes de desistir, procure seu médico, existem posições que podem facilitar o aleitamento. Com calma, você vai encontrar o melhor jeito.
Veja mais sobre o assunto assistindo ao nosso vídeo de “Esperar Pra Quê?” sobre amamentação.
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Dormiu e não acordou”, diz mãe de bebê de apenas um mês que morreu enquanto dormia
Família
Filha de Fabiano Menotti canta Marília Mendonça para multidão em vídeo de arrepiar
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Thiaguinho fala sobre casamento e chegada do 1º filho com Carol Peixinho: “Construindo nossos sonhos”
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Família
Filha de Ana Maria muda nome de bebê duas semanas após o parto e explica motivo