Especiais

Amamentação, sim!

Que deixa o sistema imunológico tinindo e fortalece o vínculo entre mãe e filho, a gente sabe! Veja como mais o aleitamento contribuiu para o desenvolvimento do bebê

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

amamentação---unimed

“O leite materno contém tudo o que a criança precisa para se desenvolver com saúde até os seis meses de idade” (Foto: Shutterstock)

Amamentar é parte fundamental do desenvolvimento da criança. Nós vivemos falando sobre as centenas de benefícios que a amamentação traz para o bebê e para a mãe e não cansamos de reforçar, sempre que for preciso! Assim que nosso filho nasce, começamos a produzir a ocitocina, hormônio liberado durante a amamentação que também é conhecido como hormônio do amor.

De acordo com a pediatra da Unimed de Teresina Maria José Lima Matos, mãe de Itamara, Francisco, Itaécio e Ismar, esse hormônio é também responsável por contrair a musculatura do útero e fazer seu tamanho voltar ao normal depois da gravidez. Além disso, a amamentação favorece a redução do sangramento que acontece depois do parto, a famosa quarentena.

“A redução do sangramento, favorecida pela amamentação, também evita a anemia pós-parto, principalmente a amamentação precoce, que ocorre depois de no máximo meia hora que o bebê nasceu”, explica a especialista.

Menos riscos

Estudos mostram que existe uma grande redução nas chances de desenvolver câncer de mama em mulheres que amamentaram por seis meses ou mais. E, quanto mais tempo a amamentação durar, menos chances a mulher tem de desenvolver a doença.

Leia também

Quando você realmente não pode amamentar

Mães podem tingir o cabelo durante o período de amamentação? Saiba

7 coisas que você não sabia sobre amamentação

É também por meio da amamentação que nosso bebê recebe mais de 100 nutrientes por refeição: um alimento e tanto! Claro, o leite materno contém absolutamente tudo o que a criança precisa para se desenvolver com saúde. Até os 6 meses de idade, ele não precisa nem de água. e lembre-se de que não existe leite fraco! E não é “só” questão de saúde. O seu leite pode deixar seu filho mais inteligente.

Estudos recentes mostram que o leite materno estimula o desenvolvimento cerebral do seu filho no primeiro ano de vida. De acordo com a pediatra, as crianças que são amamentadas se desenvolvem muito melhor e de forma mais saudáveis.

Olho no olho

Além de todos esses benefícios, a amamentação é um momento único e delicioso, é quando você e seu filho se olham fixo e se conectam, mesmo sem palavras. “O alimento é também afeto. A criança fica mais sociável e se desenvolve melhor quando é amamentada”, explica a pediatra. Tudo feito com amor é melhor e a criança percebe esse carinho.

A gente acredita que amamentação é tudo de bom para o bebê e para a mãe. Existem dificuldades, claro. Mas é tentar, tentar e tentar. Antes de desistir, procure seu médico, existem posições que podem facilitar o aleitamento. Com calma, você vai encontrar o melhor jeito.

Veja mais sobre o assunto assistindo ao nosso vídeo de “Esperar Pra Quê?” sobre amamentação.

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não