15 tradições natalinas mundo afora para você começar com a sua família

NEM TODO MUNDO COMEMORA O NATAL COM CEIA, PERU E PAPAI NOEL

-Publicidade-

O Natal é muito mais do que apenas abrir uma pilha de presentes embaixo da árvore, mas ele pode passar despercebido até pelos pais mais preparados. Esses dias antes do ano novo podem passar tão rápido como um borrão. Para que você não passe todos os anos em branco, aqui vão algumas tradições para celebrar em família todos os anos. Também vale contar para as crianças sobre as tradições natalinas mundo afora:

Faça uma fornada de biscoitos

-Publicidade-

Cozinhar em família pode ser muito divertido. Peça para que cada um escolha seu sabor favorito e então você vai ter um festival de sabores para durar até o Ano Novo.

Use pijamas que combinem

Pode até parecer bobo, mas imagina só uma foto em família assim? Encoraje todos os membros da família a vestirem pijamas que combinam na véspera de Natal, então quando o dia 25 chegar, todo mundo já estará no clima.

Tire uma foto temática

Algumas famílias têm o costume de fazer fotos várias vezes ao ano, mas se esse não é o seu caso, considere o feriado para colocar a câmera no timer e tirar uma foto bem bonita com sua família. Faça clássica, festiva, temática ou até mesmo com os pijamas que combinam! Vai ser uma bela recordação em família.

Maravilhe-se com a decoração da cidade

Nem sempre a sua vizinhança terá as melhores decorações ou luzes. Mas não é por isso que você não pode curtir a data. Caminhe ou dirija com a família pelos principais pontos da sua cidade e, depois, elejam a preferida de cada um de vocês.

Dê para cada criança um enfeite

Faça a sua coleção de enfeites para a árvore de Natal – e transforme o momento de montagem da árvore em uma experiência pessoal -, basta dar um novo ornamento para cada membro da família customizar e pendurar cada ano. Ele pode, inclusive, ser feito a mão e escolhido de acordo com os interesses de cada um. Guarde-os para os próximos anos.

Seja voluntário

Garanta que seus filhos saibam que o Natal não é somente sobre ganhar presentes, mas pensar na comunidade também. Muitos lugares servem comida para pessoas sem teto nessa data, você pode levar a família para servir também ou então doar alimentos para um abrigo ou orfanato. Faça a mesma coisa todos os anos e a cada ano um membro da família pode decidir onde quer doar.

Compre uma árvore de Natal de verdade

Não é somente um passeio divertido, mas é melhor para o meio ambiente comprar uma árvore real do que uma artificial. Cada acre em uma fazenda que planta pinheiros de Natal, produz oxigênio o suficiente para sustentar 18 pessoas por dia. Além disso, envolver todo mundo na escolha da árvore faz com que todos fiquem muito mais excitados para decorar quando chegam em casa.

Faça uma retrospectiva do ano

Faça um vídeo com as melhores fotos do que você e sua família fizeram durante todo o ano, para até mesmo compartilhar no Facebook. Misture também alguns vídeos, assim, você sempre terá como se lembrar dos melhores momentos de cada ano.

Deixe um lanche para o Noel

Antes de as crianças irem para a cama na véspera de Natal, faça com que eles preparem um prato com aqueles biscoitos que vocês fizeram e um copo de leite. Para as renas, separe algumas cenouras! Peça também para as crianças escreverem um bilhete agradecendo pelo presente.

Tradições natalinas mundo afora

México

A festa é divertida e a graça para as crianças são as “piñatas”, que são figuras feitas de barro em forma de estrela e enfeitadas de papéis coloridos. Ela é recheada de doces. As crianças, uma de cada vez, batem na estrela até que o barro se quebre e as balas caiam no chão. Divertido!

Irlanda

Por lá, no dia 24 de dezembro, as famílias arrumam a mesa, que é decorada com balas chamadas “Christmas Crackers”. No dia 25, uma pessoa fica em cada ponta e puxa a bala até ela estourar. Dentro tem uma coroa e um brinquedo e quem ficar com a parte da surpresa ganha.

Espanha

Um país com bastante tradição católica, a Espanha valoriza muito o presépio. Mas os presentes mesmo vem apenas em 6 de janeiro, Dia de Reis, afinal são eles que os trazem, e não o Papai Noel. Segundo o Guia dos Curiosos, em Barcelona bonecos de personalidades fazendo cocô também viraram uma tradição natalina, simbolizando prosperidade e esperança. Até Ronaldo e Barack Obama já ganharam suas versões.

Portugal

Além do clássico bacalhau, outro prato típico é o Bolo Rei, dentro do qual fica um presentinho. Ao cortar os pedaços para os convidados, quem ficar com a surpresa será responsável por fazer o bolo no Natal seguinte. Tipo de brincadeira que as crianças aqui no Brasil iam amar!

Grécia

No dia 24, enquanto nós caprichamos na ceia, lá na Grécia se faz jejum. A comemoração mesmo acontece no dia 25. Já os presentes só chegam 31 de  dezembro. Outra curiosidade é que os gregos enfeitam os barcos em vez de árvores!

Austrália
Como lá é verão, a  festa fica por conta de um piquenique ao ar livre. Misturada às tradições típicas de Natal, como o peru, a refeição traz comida aborígene, com direito a canguru.

Leia também:

Veja o cartão de Natal de Meghan Marcle e Príncipe Harry e repare quem é a verdadeira estrela dessa foto

Natal: veja o presente ideal para a criança de cada signo

Em carta de Natal, menino pede emprego para o pai: “Não quero mais nada”

    -Publicidade-