Deixou pra última hora? 7 dicas para organizar a ceia de Natal da família sem pirar

A boa notícia é que ainda dá tempo de organizar tudo e ainda incluir os filhos na preparação

(Foto: Getty Images)

Vai receber a família em casa para as festas de fim de ano? O ideal é arrumar tudo com antecedência, cerca de duas semana antes do dia 25. Mas a boa notícia é que ainda dá tempo de preparar uma ceia linda de Natal e ainda incluir os filhos. Foi pensando em te ajudar a planejar tudo e tornar esta ceia de Natal mais tranquila que nós preparamos um passo a passo que pode ser muito útil. Então, mãos à obra!

Monte a lista

O primeiro passo é fazer uma lista de convidados contando, inclusive, as crianças. E como a memória às vezes não ajuda, é bom colocar tudo no papel e, se possível, confirmar as presenças. Comece anotando quantas pessoas  vão passar o Natal na sua casa e depois pense no menu.

Quem vai preparar?

Resolva entre os seus convidados como será a preparação da ceia.Você vai fazer tudo sozinha? Vai encomendar os pratos? Vocês vão dividir e cada um levará sua parte? Em qualquer uma dessas situações é preciso começar o planejamento o quanto antes.

Definindo o cardápio

Um risco que a gente corre é se preocupar muito com o  prato principal e esquecer do resto: bebidas, aperitivos, sobremesas. Comece a fazer uma lista já:

  • Bebidas: sucos, refrigerantes. Vai ter bebida alcoólica? Cerveja, vinho, espumante.
  • Aperitivos: você pode comprar frutas secas típicas dessa época, como damascos, figos e tâmaras, e servir de aperitivo, junto com queijos, torradinhas, patês, nozes. Uma opção saudável para as crianças são os “mini” temperadinhos: tomate cereja, mussarela de búfala, cenoura baby.
  • Prato principal: além de peru, farofa, arroz e salada, é sempre bacana servir uma massa, daquelas que não tem erro com as crianças.  Dependendo do recheio, agrada aos convidados vegetarianos e também àqueles que não gostam de peru.
  • Sobremesas: tem as clássicas de Natal, tipo rabanada e panetone, que vão bem acompanhadas de um sorvete! Vale comprar frutas da época e servir também, como lichia e cereja!
(Foto: Shutterstock)

Hora das compras!

Até o dia 20, vá às compras. Deixar para o dia anterior à ceia vai te levar a horas de filas e supermercados lotados. Com a lista de compras em mãos, com certeza você vai poupar um bom tempo.

Junte as crianças

Peça ajuda do seu filho para as coisas mais simples, como  fazer supermercado e escolher os ingredientes (ele pode procurar o maior peru!)  e deixar a casa tinindo para a data. Pois é, planejar  a ceia não é só pensar na refeição, precisa arrumar tudo, fazer uma boa faxina e deixar a decoração bem natalina.

Arrumando com antecedência

Até 3 dias antes, separe talheres, louças, toalhas de mesa e guardanapos que você pretende usar. Se quiser caprichar e estiver disposta a gastar um pouquinho mais, pode alugar essas peças ou comprar novas. No dia 23, você pode começar o pré-preparo dos alimentos. Por exemplo, pode lavar os vegetais e frutas, cortar e picar o que for preciso e até fazer algumas sobremesas. Colocar as bebidas para gelar é outra dica, assim como pensar na mesa, já que você deve planejar a decoração como um todo.

(Foto: Getty Images)

No dia!

Na véspera de Natal, deixe a mesa pronta, comece a preparar pratos que levam bastante tempo no forno logo de manhã e siga fazendo os outros ao longo da tarde. Depois, é só arrumar a mesa e dar aquele toque especial com os arranjos.

Agora, é só receber os familiares, esperar a chegada do Papai Noel e curtir muito esse momento especial. Boa ceia!

Fonte: Gisela Schmitt, consultora do Panela da Gisela

Leia também:

Natal: 13 filmes da Netflix para você maratonar com a família neste fim de ano

Petiscos de Natal: 3 receitas fáceis e (bem!) gostosas para fazer com a família

Presente de Natal: 39 opções de brinquedos de todos os tamanhos