Publicado em 01/10/2014, às 11h25 - Atualizado em 01/07/2016, às 16h21 por Redação Pais&Filhos
Envolver o bebê nos braços, olhar nos olhos dele e amamentá-lo é um dos momentos mais representativos da maternidade. Não é à toa. Entre muitos benefícios, a amamentação contribui para o desenvolvimento da criança, faz bem para a saúde da mulher e cria um vínculo de amor entre mãe e filho. Quer coisa melhor?
Durante a gestação a transferência de nutrientes é feita por meio da placenta. Quando a criança nasce, essa alimentação começa a ser feita pelo leite materno. “O leite possui grande quantidade de anticorpos e proteínas que fortalecem o sistema imunológico e previnem o organismo de alergias”, diz a coordenadora técnica da neonatologia do Hospital Estadual Sumaré, Dulce Maria Toledo Zanardi. Isso porque boa parte das alergias ocorre pelo contato precoce com os alimentos.
Como o leite materno tem 80% de água em sua composição, é uma boa fonte de hidratação para o bebê. Além de ser facilmente absorvida pelo organismo, diminuindo assim a possibilidade de cólicas intestinais. O Ômega 3 também é um dos principais componentes do leite materno, e contribui para a formação do sistema nervoso central e desenvolvimento corporal. Vale lembrar que tudo que a mãe ingere é passado para o bebê pela amamentação, por isso, é importante manter uma dieta equilibrada e evitar o consumo de álcool e cigarro durante esse período.
Leia também
Quando você realmente não pode amamentar
7 coisas que você não sabia sobre amamentação
Veja os 10 problemas mais comuns na hora de amamentar
Periodicidade da mamada
Uma das principais dúvidas que as mulheres têm é em relação à livre demanda, ou seja, amamentar todas as vezes que o bebê pedir. Para Dulce, é preciso considerar a disponibilidade da mãe e a necessidade do filho. “Se a mulher conseguir amamentar sempre que o bebê pedir, não tem problema. O importante é não deixar a criança com fome nem acordá-la para mamar”, esclarece.
E quando falta leite?
Algumas mulheres não conseguem amamentar seus filhos. Isso pode gerar muita culpa. Mas não é por aí. A amamentação é importante, no entanto, ela é uma etapa no desenvolvimento da criança. Existem outras formas de mãe e filho construírem um relacionamento.
Uma possível solução nutricional para quem não consegue amamentar é recorrer aos bancos de leite. Há vários no Brasil, e eles são regulados pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária — Anvisa. Além de disponibilizar leite doado por outras mulheres, os bancos também oferecem orientação.
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Dormiu e não acordou”, diz mãe de bebê de apenas um mês que morreu enquanto dormia
Família
Filha de Fabiano Menotti canta Marília Mendonça para multidão em vídeo de arrepiar
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Thiaguinho fala sobre casamento e chegada do 1º filho com Carol Peixinho: “Construindo nossos sonhos”
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista