Especiais

Bianca Sollero: “A ajuda tem dois lados: quem é ajudado e quem pode ajudar. Caso contrário, a ajuda vira invasão”

Psicologa e colunista da Pais&Filhos apresentou a palestra “Quanto mais ajuda, melhor” em nosso 8º Seminário Internacional Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: Reinaldo Silva)

“Já comecei pedindo ajuda!”. Foi assim que Bianca Sollero iniciou sua palestra no 8º Seminário Internacional Pais&Filhos. Com o tema “Socorro! Preciso de ajuda”, contará com vários especialistas. A quinta palestra foi comandada por nossa supercolunista, que estuda o desenvolvimento socioambiental na primeira infância. A mãe da Elisa e do Filipe é psicóloga, arteterapeuta e arteeducadora e teve como tema de sua palestra: “Quanto mais ajuda, melhor”.

E afinal, quando mais ajuda melhor? Nem sempre. “A ajuda tem dois lados: quem é ajudado e quem pode ajudar. Caso contrário, a ajuda vira invasão”, afirma. Para pontuar, Bianca usou como exemplo sua sogra, que queria ajudá-la, mas do jeito dela. Quando pedimos ajuda e dizemos a quem deseja nos ajudar o que precisamos e como precisamos, a ação do outro vira ajuda de fato.

Quando precisa de ajuda, Bianca afirma que acessa sua rede de mulheres amigas, especialistas, mentores, amigos, a escola dos filhos e também livros. “Eu só peço ajuda se eu entendo a minha vulnerabilidade. Isso nos faz mais humanos”, analisa Bianca.

“Às vezes não pedimos ajuda porque nem sabemos direito o que precisamos.” Com isso em mente, Bianca fez uma provocação para a nossa plateia. Aproveitando que nossa sacola de brindes contava com papel e caneta, a especialista convidou o público a escrever qual pedido de ajuda eles gostariam de fazer; em seguida, quem poderia ajudar. Depois, ela questionou no que cada uma das pessoas presentes poderia ajudar outra pessoa.

Ao final, Bianca nos convida a assumir um compromisso: pedir ajuda ou oferecer ajuda a alguém. Resta para nós refletir e escolher qual opção nos cabe agora.

Leia também:

Conheça os ganhadores do primeiro sorteio do 8º Seminário Internacional Pais&Filhos

Começou! O 8º Seminário Internacional Pais&Filhos promete esse ano

Oba! Vai ter sorteio no 8º Seminário Pais&Filhos e os prêmios estão incríveis