Especiais / Seminário

“Culpa e cansaço reinam na minha vida”: mãe de dez filhos fala sobre rotina e maternidade

Mariana Arasaki no 13º Seminário Internacional Pais&Filhos - Reprodução / Arquivo Pais&Filhos
Reprodução / Arquivo Pais&Filhos

Publicado em 25/05/2022, às 13h15 - Atualizado em 13/09/2022, às 14h37 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


Mariana Arasaki é mãe de dez filhos e mostra a rotina dela ao lado das crianças nas redes sociais, além de dar dicas sobre como levar a maternidade de uma forma mais leve e com humor. Ela participou do segundo bate-papo do 13º Seminário Internacional Pais&Filhos de forma presencial. E a conversa foi demais!

Em tom de brincadeira, a apresentadora, Andressa Simonini, filha de Branca Helena e Igor, questionou Mariana, mãe de 10 filhos, sobre qual é o carro que ela tem – em referência ao número dos integrantes familiares. “Eu tenho dois carros de sete lugares”, disse a influenciadora digital. Na sequência, a Mariana Arasaki contou que, embora tenha uma grande quantidade de crianças em sua casa, ela tenta equilibrar com uma rotina regrada, a fim que ela possa vivenciar experiências ao lado das amigas, marido. E, claro, tem momentos sozinhas de próprio lazer. “A rotina na minha vida é fundamental para tudo funcionar. Às vezes quero sair pra almoçar com as minhas amigas e marido”, iniciou.

Na sequência, ela falou sobre a importância fundamental da rede de apoio na vida dos pais, sobretudo, em pai e mãe que têm grandes quantidades de filhos – por exemplo, o seu caso pessoal. “A rede de apoio pra mim é fundamental, principalmente no meu pós-parto, porque eu fico muito chorona. Aí as minhas irmãs me dão um superapoio nesse momento, e o marido também”, contou.

Mariana no 13º Seminário Internacional Pais&Filhos
Mariana Arasaki no 13º Seminário Internacional Pais&Filhos (Foto: Reprodução / Arquivo Pais&Filhos)

Durante a entrevista, a jornalista Andressa questionou se a Mariana sempre teve o desejo de ter muitos filhos. Em devolutiva, a influenciadora falou: “Olha, ser mãe sempre foi um sonho meu. Mas quando eu conheci o meu marido, ele fez essa pergunta logo quando começamos a sair. Porque se ele não gostasse de criança, a gente já ia ter que terminar aqui ter aqui”. Ela falou ao marido que, “para começar a brincadeira”, ela queria quatro filhos. Em resposta, o marido falou: “Nossa, que demais”.  “A decisão de ter filhos é do casal, tem que tomar junto com o seu marido. Era um sonho meu, eu sempre quis ser mãe. Quando minha irmã casou, eu ajuda ela a cuidar dos meus sobrinhos. Isso me realizava”, explicou Mariana.

Entrando no assunto de “As mães vão dominar o mundo”, a Andressa perguntou sobre qual era o superpoder que a Mariana achava que tinha. “O superpoder que eu tenho, eu acho que é o bom-humor. Eu tento buscar tudo com os bons olhos. Por mais que esteja acontecendo um problema naquele momento, eu sempre tento ensinar meus filhos o lado bom”. A mãe de 10 filhos falou se pensava que, algum dia, fosse gerar tantas crianças: “Eu nunca tive um número”, esclareceu.

Ao mostrar sua vida familiar, a Mariana teve que lidar com comentários cruéis sobre seu processo maternal – principalmente, ao frequentar outros grandes ambientes público. “As pessoas olham um pouco diferente, por exemplo: se eu estou chegando em um restaurante com as crianças. Já estou acostumada. Sabe quando chega uma hora quando você não liga mais?. Abstraio se as pessoas faz esses comentários na frente dos meus filhos, e tiro eles de perto. Porque não quero que eles escutem isso”, desabafou.

“É a maior realização de nossas vidas. A gente não tem tanto tempo pra gente. Mas passa, porque as crianças crescem tão rápidos. Porém, nós sempre saímos para jantar fora, assistir um filme no cinema e uma ajuda ao outro.

Conheça Mariana Arasaki, participante do segundo bate-papo do Seminário

Já Jennifer Detlinger, filha de Lucila e Paulo e editora de conteúdos especiais na Pais&Filhos, perguntou à Mariana sobre a culpa e o cansaço da mãe de dez filhos, e como ela faz para trazer mais leveza. “Assim, a culpa e o cansaço reinam na minha vida, qual mãe não sente isso? Mas quando e estou muito cansada – quando os filhos estão mais agitados – eu dou uma afastada dos meus filhos, me acalmo e volto. Na sequência, foi questionado se ela se considera uma boa mãe: “Acho que eu posso melhorar bastante. Porque a maternidade me transformou, sou uma Mariana completamente diferente de 10 anos atrás. A maternidade tira o “nosso eu” e deixa a gente mais generosa. Eu busco ser uma pessoa melhor pelo meus filhos. Os meus filhos vieram pra mostrar que nada disso importava. Eu não me culpo, mas acho que gente sempre pode melhorar. Eu busco melhorar sempre”, contou.

Por fim, Andressa questionou sobre o que ela queria ter feito antes de ser mãe. “Quando eu casei engravidei e comecei a faculdade de Direito. Mas fale: ‘Eu vou abrir mão da faculdade, aí quando eles estiverem grande, eu me dedico. Quando eles tiverem maiores, eu recomeço’. Mas agora não me faz falta”, finalizou.

Assista à entrevista completa:


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Taiza Krueder, do Clara Resort, fala sobre carreira e maternidade - (Foto: Arquivo Pessoal)

Família

Taiza Krueder, CEO do Clara Resort, fala sobre inspiração da família no trabalho: "Criei 3 filhos aqui dentro"

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar