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Prazer sem culpa: 8 coisas que as mães devem fazer para relaxar

Separar um tempo para si mesma e fazer o que gosta faz bem para a saúde

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Redação Pais&Filhos

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Encontrar com as amigas para bater papo é importante para o bem estar das mães (Foto: Shutterstock)

Sabemos que mães estão constantemente colocando seus interesses de lado na tentativa de cuidar de tudo e todos, o tempo inteiro. Mas, isso não é bom para saúde, segundo a psicóloga americana Ann L. Dunnewold. “Pequenas doses do que você gosta são importantes para o bem estar. Isso não significa ser egoísta”, alerta a especialista. Sendo assim, selecionamos oito dicas do que é possível fazer para si  mesma para se sentir melhor e, o mais importante, menos culpada.

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1 – Separe 10 minutos de intervalo para fazer algo prazeroso 

Se ainda tem dificuldade de ficar longe do seu filho, comece tirando pequenos intervalos de 10 minutos ao longo do dia. Apenas sentar-se confortavelmente para descansar pode ser o suficiente para continuar as tarefas da rotina com mais calma.

Sherry Richert Belul, empresária de São Francisco, cidade na Califórnia, nos Estados Unidos, mãe de uma criança de 9 anos, já adotou esse truque e conta que tem dado certo. “Uso esses breaks para caminhar, ir até a esquina para comprar uma flor para mim ou mesmo para escrever. Assim, consigo relaxar sem gastar muito ou ter que ficar tanto tempo longe do trabalho ou da família.”

2 – Durma bem

Por mais difícil que possa parecer, tente dormir pelo menos sete horas por noite. Afinal, não descansar o necessário pode acarretar irritabilidade, impaciência e dificuldade de concentração – tudo o que as mães não querem. Conforme vão crescendo, as crianças passam a dormir mais horas e o ideal é que a mãe comece a fazer o mesmo.

E não é só isso. Há razões ainda mais importantes que comprovam que sono não é simplesmente luxo. Pesquisas apontam que existe uma relação intima entre sono e imunidade. “A privação do sono pode fazer com que você fique doente e cansado. Se não conseguir dormir bem, tente cochilar, pelo menos, 15 minutos depois do almoço”, indica Nina Radford, mãe de dois filhos e diretora de medicina cardiovascular na clínica Cooper, em Dallas, no Estados Unidos.

3 – Saia com amigos

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