Vera Iaconelli faz refletir: “O filho não é só seu, ele pertence a uma sociedade”

A psicóloga retornou pela 3° vez ao nosso Seminário Internacional Pais&Filhos para dizer que os pais precisam reconhecer que a ajuda é necessária

(Foto: Reinaldo Silva)

Vera Iaconelli, psicóloga e psicanalista, mãe de Gabriela e Mariana, participa pela 3° vez do nosso Seminário Internacional Pais&Filhos, na Unibes Cultural em São Paulo. 

Desta vez, ela veio falar sobre o tema: “Reconhecer que a Ajuda é Necessária”. A especialista começou falando sobre a dificuldade da mulher de primeiro entender que o filho é uma outra pessoa, separada dela. “A mãe é a pessoa que mais tem dificuldade de se desligar da criança”, explica. 

Vera comentou que no início deste século as pessoas desenvolveram uma noção de que a mãe conseguiria dar conta de toda educação do filho que é muito ruim. “Demoramos um tempo para entender que é preciso uma rede de apoio para educar essa criança”, comenta. 

“Existe uma patrulha absoluta sobre o que pais e mães fazem com os filhos que está sendo denunciada há tempos”, aponta Vera. A psicóloga aconselha que é preciso se distanciar desses comentários e entender que você faz o melhor para o seu bebê. “Vamos recuperar uma autorização que a gente perdeu ao longo do tempo. O que interessa é o laço afetivo”, aconselha. 

Vera chamou nossa atenção para nós pensarmos cada dia mais no coletivo. “Os filhos não são só dos pais e das mães, eles fazem parte da sociedade”, defende. Sem esse suporte, os pais adoecem e não conseguem se relacionar com o filho e o mundo exterior. A especialista comenta que tudo isso acontece, porque não estamos sabendo reconhecer a ajuda. “Você precisa de ajuda”, defende. 

Além de falar sobre o relacionamento entre família e sociedade, Vera também comentou sobre a interferência da tecnologia na educação das crianças. “Os celulares dão de tudo para a criança, principalmente pornografia. Os pais precisam limitar os acessos para que isso não seja exposto tão cedo. Quando eles tiverem idade, poderão escolher se querem ou não ver aquele conteúdo”, aconselha.

Leia também:

Conheça os ganhadores do primeiro sorteio do 8º Seminário Internacional Pais&Filhos

Começou! O 8º Seminário Internacional Pais&Filhos promete esse ano

Cris Guerra retorna para participar do 8° Seminário Internacional Pais&Filhos