Especiais

Vera Iaconelli retorna para palestrar no 8° Seminário Internacional Pais&Filhos

O evento acontece dia 3 de dezembro na Unibes Cultural, em São Paulo

Jéssica Anjos

Jéssica Anjos ,filha de Adriana e Marcelo

Esta é a quinta edição do Seminário Internacional Pais&Filhos que Vera participa (Foto: Gustavo Morita)

Entre os palestrantes do 8° Seminário Internacional Pais&Filhos, que vai acontecer no dia 3 de dezembro, na Unibes Cultural, em São Paulo, está a psicóloga Vera Iaconelli, mãe de Gabriela e Mariana. Doutora em psicologia pela USP, diretora do Instituto Gerar e Colunista da Folha de S.Paulo, a especialista é autora do livro “Mal-Estar na Maternidade: do Infanticídio à Função Materna”, “Criar Filho no Século XXI” e coautora de “Histeria e Gênero: o Sexo como Desencontro”.

Esta é a quinta vez que a psicóloga participa do nosso evento e Vera vem para levantar mais uma bandeira com a gente: a importância de pedir ajuda durante a educação do filho. A gente acredita na importância da rede de apoio e nosso trabalho é indicar caminhos para tornar a relação entre pais e filhos mais rica, saudável e feliz. Juntos é possível formar famílias mais felizes.

O tema deste Seminário será: “Socorro! Preciso de ajuda”. Pedir e aceitar ajuda é essencial para a construção da família e também enriquece a educação do seu filho. É exatamente sobre isso que a Vera irá conversar com a gente no dia do Seminário. O tema da palestra dela é “Reconhecer que a ajuda é necessária”. Este é um processo para os pais, mas que precisa ser feito.

No último evento que ela participou, no 6° Seminário Internacional Pais&Filhos, a psicóloga conversou com a plateia sobre a importância de ter uma vida além do filho. “A gente sabia que iria mudar depois da maternidade, mas não que seria tanto e nem como”, começou a palestra desta forma.

Vera durante o 5° Seminário Internacional Pais&Filhos (Foto: Gustavo Morita)

Segundo Vera, nós vivemos em uma cultura atual que vai na contramão da maternidade. “Ela é a base da nossa existência, mas parece que não temos muito espaço para acolhimento, reflexão e apoio para as mães”, afirmou.

A especialista ainda jogou luz sobre a dificuldade que os pais têm em lidar com as mudanças que chegam junto com uma gravidez ou com o nascimento dos filhos. “A gente quer tudo previsto e garantido. Na nossa cultura, estamos fazendo isso de um jeito tão obsessivo, que fica difícil viver. Em vez de deixar rolar, ficamos obcecados pela perspectiva do controle”, explica.

Vera também comentou que as mães atuais procuram mais informações sobre os cuidados com a criança. Querem saber como amamentar, como alimentar, como fazer dormir. Mas, segundo a especialista, isso não resume a função materna. Por quê? Uma enfermeira poderia muito bem exercer esse papel com seu filho, já a sua função vai muito além! Já dá para ver que a palestra dela será incrível, né? Ficou ansiosa? Faça a sua inscrição clicando aqui.

Leia também:

“Você precisa ter uma vida além do seu filho”, afirma Vera Iaconelli

Conheça os livros de Vera Iaconelli, palestrante do nosso 4° Seminário Internacional Pais&filhos

Vera Iaconelli retorna para o 6° Seminário Internacional Pais&Filhos