Publicado em 01/12/2021, às 11h25 - Atualizado em 06/12/2021, às 14h27 por Redação Pais&Filhos
O 12º Seminário Internacional Pais&Filhos trouxe o tema: “O que de verdade importa”. Durante 8 horas ininterruptas tivemos bate-papos, rodas de conversa e trocas de experiências superespeciais! O evento foi transmissão ao vivo no canal do YouTube da Pais&Filhos e na página do Facebook. Para ficar de olho nos comentários e interação em tempo real, escolhemos Beto Bigatti, pai de Gianluca e Stefano, embaixador e colunista da Pais&Filhos.
Além disso, ele também teve espaço para compartilhar sua vivência pessoal como pai e falar um pouco sobre o seu blog Pai Mala, em que, desde 2006, publica textos sobre paternidade e inclusão. Ele também registrou suas experiências no livro “Pai Mala: relatos sinceros de afeto, vínculos e imperfeições que não estão nos manuais”.
“Os telespectadores estão enchendo o chat de corações, de palminhas… Uma maravilha”, começou Beto. Após a primeira mesa-redonda com o tema: “O blá, blá, blá não é de mentira”, com a presença de Silvia Lobo, Telma Abrahão, Isabel Fillardis e Vivian Rio Stella, várias pessoas deixaram muitos comentários em nossas redes sociais. “A mudança é sempre possível”, disse Mônica Leitão.
Priscila Ferraz Pereira aproveitou a conversa toda para fazer uma auto avaliação: “Sou muito quieta. Deveria ser mais impositiva, mais extrovertida e menos certinha”, falou.
Após o bate-papo com Nathalia Santos – mãe de Davi, jornalista, palestrante e cega, Beto também leu os comentários da audiência. “Muito maravilhosa”, disse Maísa. “Parabéns pela sua aceitação, nós precisamos mais disso”, falou Stefany. “Resumidamente uma super mãe e mulher”, escreveu Drica Oliver.
Após o bate papo de “Menos é mais” com Lia Bock – mãe de Ernesto, Matias e das gêmeas Tulipa e Amora, e madrasta de Cora, jornalista e escritora, Beto leu o comentário das meninas do tempo junto: “Eu espero muito que quando acabe a pandemia ninguém se esqueça que as crianças fazem parte da nossa vida”.
Após a palestra “Filhos de todo um mundo” de Melinda Blau – mãe de Jeremy e Jennifer, jornalista e autora de 15 best-sellers de sucesso no mundo todo, incluindo “A Encantadora de Bebês” e “A Encantadora de Famílias”, Beto leu mais comentários. “Nunca mais vou esquecer a importância dos 3R”, disse Jéssica Anjos.
Papai educa falou: “Infelizmente não temos controle sobre todas as coisas e ensinar sobre resiliência com nossas experiências diárias faz de nossos filhos mais preparados para lidar com as adversidades da vida”.
“O pessoal amou a mesa-redonda”, disse Beto após a conversa com Amanda Pereira e André Polonca, pais de Jorginho, Vinicius Campos e Eduardo Lagreca, pais de Milagros, Alfredo e Pablo, e Mariana Felício e Daniel Saullo, pais de Anita, Antônio, José e João, sobre o tema: “A Voz que Vem de Dentro”.
A dona Nathalia, de 83 anos, avó de Yulia Serra, uma de nossas editoras, acompanhou todo o seminário diretamente de Portugal. Ela aproveitou os comentários para mandar um beijo para a neta e também para a família Pais&Filhos.
Nossa audiência também respondeu à pergunta: “O que de verdade importa?”
O evento está sendo transmitido ao vivo online através do Facebook e YouTube da Pais&Filhos. Além disso, no Instagram, também mostramos os bastidores e flashes do Seminário.
O caminho do meio, a escuta atenta, o diálogo, a presença. Em tempos de tanta polarização, tudo isso está em falta também na parentalidade. De um lado, existe uma opinião. Do outro, uma outra visão. Você fala, mas nem sempre tem a certeza que te escutam. Falam com você, mas muitas vezes você nem ouve.
E no meio desse ringue, sobram as mães sobrecarregadas e exaustas, pais sem poder de fala e filhos não sendo ouvidos. Nas famílias, chegam informações de todos os lados, cobranças, medos, julgamentos, culpa e autopunição. Com o tempo, todos esses sentimentos acabam virando faísca para uma bomba relógio que pode explodir a qualquer momento.
Qual é então o verdadeiro propósito da parentalidade? É criar para a vida. Ensinar e ser ensinado. Dar as mãos e mostrar o caminho. Em tempos de tanta incerteza, a certeza que fica é a de entender o que é essencial para você e a sua família. Vamos juntos nessa busca de encontrar a felicidade, que pode estar na sua cara. É preciso apenas estar aberto para ela.
11h – Abertura
11h30 – Mesa-redonda 1 | O blá, blá, blá não é de mentira | Silvia Lobo, @silvialobo5, Telma Abrahão, @telma.abrahao, Vivian Rio Stella, @viviriostela, e Isabel Fillardis, @fillards
13h – Bate-papo 1 | O essencial é invisível aos olhos | Nathalia Santos, @nathaliasantos
14h – Palestra | E se só existisse amor? | Marcos Piangers, @piangers
14h45 – Palestra | Menos é menos | Lia Bock, @liabock
15h50 – Palestra | Filhos de todo um mundo | Melinda Blau, @melindablau
16h40 – Mesa-redonda | A voz que vem de dentro | Amanda Pereira, @amandapereira , e André Polonca, @andrepolonca, Vinicius Campos, @viniciuscamposoficial, e Eduardo Lagreca, @edilagreca Mariana Felício, @marianafelicioreal e Daniel Saullo, @danielsaulloreal
18h – Pocket show | Maneva
19h – Encerramento
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil