Especiais

Todos os gostos, idades e valores: 43 dicas de presentes para o Natal

Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 06/12/2016, às 06h00 - Atualizado em 07/12/2016, às 12h52 por Redação Pais&Filhos


Estamos a menos de um mês do Natal e é importante se preparar com antecipação para a data, principalmente quando se trata dos aguardados presentes das crianças. Já está com uma cópia da cartinha de Natal dos seus filhos em mãos? Já está por dentro dos lançamentos e brinquedos que estão em alta? Então, bora fazer as compras porque deixar para a última hora é uma correria, além de ser muito arriscado!

Na galeria acima você vai encontrar um monte de sugestão de presente, mas na revista deste mês, que está nas bancas tem ainda mais opções! Na Pais&Filhos de dezembro, falamos também dos brinquedos mais adequados para cada fase das crianças.

0 a 12 meses

Quando o bebê nasce, o sentido que está mais desenvolvido é a audição. Então, a dica da fonoaudióloga Raquel Luzardo, mãe de Gabriel e especialista em linguagem e atendimento infantil, é oferecer brinquedos com estímulo sonoro suave e agradável.
“Ao fazer um som perto do ouvido do bebê, repare que ele vira a cabeça em direção a este som. Nesta fase, o chocalho é uma boa escolha”, sugere. Com o passar dos meses, as atividades de pés e mãos ficam mais intensas. “Se o bebê bate ou chuta acidentalmente o brinquedo ele percebe que há um movimento, começando a perceber a relação causa-efeito”, indica Raquel.

1 a 3 anos

Quando completam um ano de vida, os bebês já estão bem mais ativos. Adoram interação! Brinquedos musicais e livros com figuras coloridas chamam ainda mais atenção. Objetos que estimulam o movimento, como carrinhos de empurrar, blocos de montar ou simples caixas com coisas dentro para tirar e colocar de volta são ótimas opções de presente. Instrumentos musicais, como cornetas e tambores, também são bem-vindos. Por volta dos 3 anos, além de brincar, as crianças já podem organizar as coisas. “É importante que elas comecem a guardar seus brinquedos. Estimule a fazer isso como parte da brincadeira.”

3 a 5 anos

Mais estímulos ainda são reforçados com as brincadeiras quando a garotada vai chegando perto dos 5 anos. Além da linguagem, os brinquedos também começam a incentivar a coordenação motora e a imaginação. O que conquista mesmo o filho de Monique Morata, Rico, que tem 4 anos, é competir. “Ele também adora construir com massinha, mas ele tem que ser desafiado: ‘Será que conseguimos fazer uma maçã?’ e participar das  atividades da casa, como arrumar a mesa do jantar fazendo de conta que estamos em um restaurante”, conta Monique.

5 a 7 anos

Com o avançar da idade, os jogos que mexem o esqueleto são os que mais prendem a atenção das crianças. Além desses, a fonoaudióloga lembra a importância dos jogos de tabuleiro e de cartas. Eles incentivam a competição saudável, desenvolvem aspectos linguísticos e sociais, de acordo com Raquel. Nancy, mãe de Flávio, pode confirmar isso. Ela e o filho, de 8 anos, brincam juntos. “Flávio gosta de livros de truques mágicos onde lê, treina e faz a exibição. Nos jogos de cartas gosta de envolver pessoas da família e de mostrar suas capacidades como concentração e estratégias”, conta.

7 a 10 anos

Agora é a vez de usar a cabeça! É interessante que a família desperte nas crianças o gosto por coisas que estimulem o raciocínio e a criatividade. No entanto, é sempre bom lembrar que a escolha dos brinquedos não pode ser só pela indicação da idade. Assim como os adultos, as crianças têm gostos e desenvolvimentos diferentes. “Além da idade, devemos também levar em consideração a individualidade do filho, seus interesses e gosto pessoal”, lembra a fonoaudióloga.

Leia também:

Vídeo: Pais surpreendem as três filhas com presente de Natal inesperado

6 dicas para não se estressar nas festas de fim de ano

Presentes para o Natal por até R$ 150: para a praia e para a piscina

PreviousNext

Palavras-chave
PresentesNatal

Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia se pronuncia sobre atitude polêmica com babá da filha: "Não foi porque não quis"

Lucas Lima e Vi Bueno - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Professora de yoga faz desabafo após romance com Lucas Lima: 'É uma pessoa que eu não me relacionaria'

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Rafa Justus - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Anna Jatobá e Alexandre Nardoni se separam - (Foto: reprodução)

Família

Motivo da separação de Alexandre Nardoni e Anna Jatobá é revelado