Especiais

Volta às aulas: de olho no peso da mochila

“Crianças deveriam carregar no máximo 5% de seu peso corporal” - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 20/02/2015, às 17h27 - Atualizado em 01/08/2016, às 12h25 por Redação Pais&Filhos


Mochilas gigantes e cheias de bolsos são verdadeiros atrativos para as crianças. O problema é que, muitas vezes, elas não têm muita noção do peso que carregam nas costas e nem sempre os pais se atentam para essa questão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 85% da população tem, teve ou terá problemas na coluna.

Em época de volta às aulas é importante que os pais não permitam que os filhos carreguem o mundo nas costas (literalmente). O especialista em ortopedia pediátrica Rodrigo Mantovani, pai de Isabella e Marianna, conta que diariamente vê em seu consultório casos de pacientes com problemas por causa da mochila.

“A criança é um esqueleto em desenvolvimento, não uma miniatura de um adulto. Por isso não pode sair por ai com excesso de peso, isso prejudica o crescimento e desenvolvimento ósseo. O ideal seria que não carregassem mais de 5% de seu peso corporal. No entanto, não é isso que acontece”, alerta.

O peso excessivo das mochilas  pode ocasionar problemas nos tendões, músculos e ossos que, se não forem detectados e tratados, podem ser irreversíveis. Como na maioria das vezes as crianças regulam a mochila para ficar ou muito para cima das costas ou muito para baixo, e insistem em carregá-la em um ombro, também podem apresentar complicações como corcunda, um ombro mais alto que o outro, escoliose e problemas de equilíbrio.

Leia também

Volta às aulas: fique de olho no peso da mochila do seu filho!

Veja 19 dicas que vão ajudar no desenvolvimento escolar do seu filho

Adaptação escolar exige parceria entre pais e educadores; Entenda

Se não for tratado desde o início, pode acontecer de o paciente precisar usar colete. Infelizmente muitos materiais escolares, como livros, cadernos e apostilas, precisam ser carregados todos os dias, e a maiorias das escolas não disponibiliza armários ou prateleiras para guardar esses itens.

Aliviando a carga

É importante ficar de olho no peso dos materiais que estão sendo levados para a escola. Se você segurar a mala e achar que está pesado para você, imagine para uma criança. O ortopedista diz que você pode verificar se realmente tudo que está na mochila precisa estar lá. Afinal, pode ser que você encontre um brinquedo ou livro que está sobrando e fazendo peso extra. Caso todos os materiais sejam necessários, então o peso deve ser distribuído.

Alguns livros e cadernos podem ser levados dentro da mochila e outros carregados na mão. Se você tem a possibilidade de levar e buscar seus filhos na escola, também pode carregar a mochila enquanto estiverem com você. São medidas simples, mas podem fazer diferença na saúde de uma criança. É importante que você observe a regulagem das alças e como seu filho carrega a mochila. O ideal é que ela fique no máximo 10 cm abaixo do umbigo da criança.

A possibilidade de trocar a mochila convencional por uma de rodinhas ou incluir um carrinho precisa ser considerada. Talvez a opção não agrade muito seu filho – e, caso haja excesso de peso, também pode provocar problemas, como desvio rotacional –, mas pode ser uma forma de eliminar o problema.

“É importante que essa criança tenha o hábito de praticar exercícios físicos aeróbicos, natação, corrida, futebol, vôlei e basquete, pois eles fortalecem a musculatura, corrigem a postura e diminuem a possibilidade de dores”, alerta Mantovani.


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”