Família

10 ideias para um final de semana divertido em família

Separamos uma lista de recreações super simples para tornar esses dias mais divertidos.

Maria Luiza Cardone

Maria Luiza Cardone ,Filha de Carla e Luiz

Dicas para um final de semana divertido em família (Foto: Getty Images)

Sabemos que nem sempre é fácil conseguir sair para um passeio em família, principalmente, se ambos os pais trabalham durante a semana e usam seu final de semana para descanso. Portanto, separamos uma lista de recreações super simples para tornar esses dias mais divertidos.

O interessante, é que todos são econômicos e alguns não precisam nem sair de casa. Tudo isso para entreter as crianças, saindo um pouco das telas da televisão e dos celular e, claro, proporcionar mais momentos para recordar com os filhos.

Fique de olha na lista de 10 coisas que podem melhor o final de semana da família:

1.Deixe as crianças “no comando”

É interessante deixar que as crianças planejem suas tarefas e vontades. Claro que sempre vai ter alguém supervisionando e impondo limites. Mas deixar que os pequenos mostrem iniciativa e espírito de liderança é super importante para o desenvolvimento.

2. Faça alguma competição saudável 

Valorize algum talento que seu filho tenha e participe de uma competição com ele. Pode ser de desenho, corrida ou até mesmo, envolvendo leitura.

3. Vá até o boliche

Para sua surpresa, boliche é uma atividade que até os mais pequenos conseguem participar. Vão até o boliche mais próximo e tenha um momento incrível. Ensine os pequenos e adeque para suas limitações, vale até por uma canastra e bolas mais leves.

4. Faça massinhas e slimes caseiros

Sabemos que as crianças adoram brincar de massinha e slimes, que agora entrou na moda. Fazer em casa pode ser muito divertido. A criança vai ter a oportunidade de escolher suas cores, colocar glitter e muito mais. A melhor parte é que a receita é bem simples para as crianças.

5. Cozinhem algo engraçado juntos

Existem diversas opções de alimentos divertidos, de batata de carinha, panqueca personalizada até empratamentos engraçados. Use a criatividade e libere o espírito de chef de cozinha dos pequenos. Vale até tentar divertir algum alimento que eles não gostem, assim é mais fácil para as crianças irem se acostumando.

6. Tenham um momento na natureza

Hoje em dia, com a era digital é muito difícil as crianças terem momentos em contato com a natureza. É super válido levar os filhos para conhecer um pouco do meio ambiente, vale uma trilha, cachoeira, praia e até mesmo um piquenique com algumas atividades.

7. Visite um sebo

Lá terão acesso a livros e discos antigos. Podem mergulhar em uma experiência muito interessante. Os pais podem ir explicando o que é cada coisa, colocar músicas para tocar e ler livros infantis de outra época. Eles vão amar.

8. Vão dar uma volta pela cidade

Conhecer um pouco mais de onde vocês moram é super interessante. Podem ir a lojas, shoppings, museus, teatros e até parar para assistir um filme. Se estiverem com mais tempo, podem fazer uma parada em parques para as crianças socializarem e de divertirem com colegas.

9. Faça uma cabana em casa 

Essa vale o improviso, use cadeiras, lençóis, lanternas e muita criatividade. Ter uma noite assim é super bacana, pode contar histórias, jogar jogos, mimicas e muito mais.

10. Desenhem 

Criança adora desenhar, usar formas, cores e tamanhos. Entre na brincadeira, faça jogos como “adivinhe o que é”. Participe desse momento com seus filhos.

Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos:

Leia também:

Tecnologia do bem: brasileira cria app que ajuda na comunicação de crianças com autismo

Você sabe qual o caminho mais seguro para o uso das novas tecnologias?

Tecnologia na escola: digitar em vez de escrever pode prejudicar o aprendizado?