10 livros de ‘terror’ para ler com seu filho no Dia das Bruxas

Para comemorar o Halloween, escolhemos um lugar cheio de magias, imaginação e fantasia: os livros! Por aqui você vai encontrar uma seleção de obras feita à dedo, para celebrar a data mais assustadora (e divertida!) do ano

Resumo da Notícia

  • Estimular a leitura na infância é fundamental!
  • Aqui, você encontra livros para Pais&Filhos aproveitarem juntos
  • Confira a lista assustadoramente incrível para você aproveitar com o seu filho

Para comemorar o Halloween, escolhemos um lugar cheio de magias, imaginação e fantasias…  os livros! Além de estimular o desenvolvimento e criatividade do seu filho, a leitura pode proporcionar momentos divertidos em família e claro, o Dia das Bruxas não pode passar em branco, principalmente quando se trata de histórias e contos de terror.

-Publicidade-

Para o Dia das Bruxas ser mágico e empolgante durante a quarentena, reunimos 10 livros infantis ‘de terror’ para ler com o seu filho. Confira a lista selecionada à dedo para celebrar a data mais assustadora do ano com histórias incríveis!

Estimular a leitura na infância é fundamental! (Foto: Getty Images)

1- Mortina | Barbara Cantini | Companhia das Letrinhas 

-Publicidade-
(Foto: Acervo Pais&Filhos)

O livro conta a história de Mortina, uma menina-zumbi que mora em um casarão abandonado junto de sua família – todos também mortos-vivos. Ela encontra no Dia das Bruxas a oportunidade perfeita de fazer novas amizades com outras crianças. De capa dura, inteiro ilustrado e com anotações que parecem ter sido escritas à mão, o livro é uma sugestão de leitura simples, rápida e divertida para curtir um tempo em família durante o Halloween e morrer de rir!

2- Se eu abrir esta porta agora… | Alexandre Rampazo | Editora Sesi-SP 

(Foto: Acervo Pais&Filhos)

De cara, o livro chama atenção por ser diferente do convencional: as páginas são sanfonas e cada lado conta a história de maneira diferente. A ideia é ensinar as crianças a lidar com o medo e a ansiedade de um jeito lúdico e divertido. As ilustrações, cheias de detalhes e em tons de azul, branco e preto, são espelhadas com frases curtas que deixam nas entrelinhas o que pode ou não acontecer caso aquela porta seja aberta.  

3- Bruxa: Um feriado assombroso na floresta |  André Vianco e Santtos | Editora Rocco

(Foto: Reprodução / Amazon)

Pedro, um garoto curioso, foi convidado por Bia para visitar a casa do avô. Um lugar na Serra do Mar, com lago, trilha e um casarão antigo cheio de quartos para explorar, aquele prometia ser o melhor feriado de todos os tempos, se não fosse pela visita de uma criatura assustadora! Este é o segundo volume da série, o livro conta de forma lúdica uma história de suspense, com fábulas ilustradas de arrepiar qualquer um!

4- Coelho 13º e o olho que tudo vê| Tania Del Rio | Companhia das letrinhas

(Foto: Reprodução / Amazon)

Coelho pertence à décima terceira geração de uma família, que tinha uma mansão, mas hoje está praticamente abandonada – e cabe a ele cuidar de tudo e  manter a ordem. O que ele não esperava era descobrir que a mansão é o  esconderijo de uma relíquia mágica conhecida como o Olho Que Tudo Vê. O livro trás de maneira lúdica o desafio e a aventura do Coelho para achar o tesouro na mansão da família,  uma sugestão perfeita para uma leitura simples e divertida em família!

5- A festa do dragão morto | Santiago Nazarian e Rogério Coelho | Editora Melhoramentos 

(Foto: Acervo Pais&Filhos)

Com páginas inteiras de ilustração, intercaladas com trechos de texto, o livro conta a história de uma vila que se viu livre do Dragão, morto misteriosamente por um Salvador desconhecido. Convencidos de que o melhor a se fazer era honrá-lo, todos começam a busca por ele – até descobrir, tarde demais, um terrível segredo. Os desenhos sombreados reforçam a tensão do conto, que deixa qualquer um de cabelo em pé! 

6- O Fantasma de Anya | Vera Brosgol | First Second Books

(Foto: Reprodução / Amazon)

A vida de Anya tem uma reviravolta quando ela cai em um buraco na floresta e encontra um fantasma de uma garota, Emily. Por ter sido privada da vida de uma adolescente normal, Emily é um fantasma ressentido e acaba ficando com Anya que começa a desfrutar dos benefícios de uma amiga invisível, que pode ajudá-la a viver no mundo às vezes complicado na escola. O livro tem uma trama cheio de superações, mostrando o valor da amizade, que pode causar situações desastrosas e assustadoras. É uma leitura prazerosa para todas as idades!

7- Snoopy – Charlie Brown e a grande abóbora de halloween | Charles M. Schulz e André Conti | Companhia das letrinhas

(Foto: Reprodução / Amazon)

Charlie Brown comemora mais um Halloween e, mantendo a tradição. Enquanto isso, o resto do pessoal vai para uma festa, mas alguns convidados resolvem usar fantasias bem estranhas… O livro diverte os leitores  com a criatividade de Snoopy e com o pobre Linus, que mais uma vez vira a piada do bairro. Além de ser nostálgico para os pais, as crianças irão se divertir com a história e as ilustrações lúdicas dos personagens!

8- O monstro que adorava ler | Lili Chartrand e Rogé | Editora SM

(Foto: Acervo Pais&Filhos)

A obra mostra de maneira divertida e lúdica como a leitura é importante e muda vidas. O monstro, depois de espantar uma menina da floresta, se depara com um objeto sem gosto, sem cheiro e com várias manchas pretas nas páginas brancas. Sem entender do que se tratava, foi até sua avó, a única da região que sabia ler, e então descobre as maravilhas do mundo dos livros. As ilustrações são bem coloridas e lembram pinceladas de tinta, e deixam a obra ainda mais especial.

9- O estranho mundo de Jack |  Tim Burton | Cobogó

(Foto: Reprodução / Amazon)

O clássico livro, narra as desventuras de Jack Esqueleto, o mestre do Halloween que um dia, entediado na Terra das Bruxas e cansado da rotina de sustos e assombrações, depara-se com três grandes portas talhadas em árvores numa floresta. Até que se depara com uma porta natalina e decide tomar o lugar do velhinho que entrega os presentes.  O resultado da empreitada é que, em vez de deixar as crianças alegres, deixa-as, mais uma vez, apavoradas. A história que virou animação, junta duas datas comemorativas de uma forma divertida e (um pouco) assustadora!

10- A abóbora roladora | Junia Wonders | Daniela Volpari

(Foto: Reprodução / Amazon)

O livro conta a história de uma menina que  persegue um abóbora gigante por toda a cidade, com alguma ajuda pelo caminho. Com  personagens encantadora, usando expressões simples e  divertidas, o livro mostra ilustrações memoráveis! É perfeito para o ensino de sequências a crianças em idade pré-escolar e de jardim de infância, e é uma forma divertida de apresentar personagens nostálgicas, como o agricultor e o leiteiro, ao seu filho, ensinando, mas sem deixar de aproveitar o Dia das Bruxas!

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.

-Publicidade-