Família

10 maneiras de dar um bom exemplo para o seu filho

Ao praticar boas ações na frente das crianças, elas vão imitar o seu comportamento

Giovanna de Boer

Giovanna de Boer ,filha de Karen e Christiano

Mostre que trabalhar em equipe é legal (Getty Images)

Você sorri para os vizinhos, manda aos amigos textos cheios de emoticons de coração e torce para seus colegas de trabalho. Mas quantas dessas ações amigáveis seus filhos vêem? Quanto mais boas ações você praticar na frente de seus filhos, mais eles vão perceber e começarão a espelhar esses mesmos movimentos. Veja alguns exemplos de como praticar boas maneiras:

Segure a porta para outras pessoas

Todo mundo passa o dia todo com muita pressa. Mas parar um segundinho para segurar a porta para quem quer que esteja a poucos passos atrás de você pode ajudar os seus filhos a aprender a colocar os outros à frente deles mesmos.

Cumprimente os funcionários quando você entra em uma loja

Tratar todo mundo como um amigo ajuda seus filhos a compreender a igualdade. Além disso, é sendo educado que ele vai levar a vida adulta.

Deixe alguém ir na sua frente

Às vezes colocar a necessidade á frente da sua pode ser uma boa. Por exemplo, se outra pessoa está com mais pressa do que você para estacionar o carro, que tal deixar ele passar? Esse momento de calma pode demonstrar que é bom tirar um momento de pausa. Tente narrar o momento em voz alta, para ter certeza de que ele está prestando atenção.

Doe roupas e objetos antigos para quem precisa

Explique que eles não precisam mais desses itens. As roupas e os objetos estão estão indo para uma nova casa para alegrar o dia de uma outra criança, assim como deixaram o seu filho feliz.  Essa troca de felicidade pode ecoar para a vida inteira.

Mostre que trabalhar em equipe é legal

Quando cada um faz a sua parte o processo é mais rápido, né? Por isso, envolva as crianças em atividades como, cozinhar em família, ir ao mercado ou até mesmo ajudar a organizar os espaços em comum da casa. Trabalhar em equipe vai ajudar na vida pessoal e profissional dele.

Faça serviços comunitários 

Mostrar empatia pelos outros é ter compaixão pelo próximo. Faça e distribua comida para os moradores de rua, vá a asilos e participe de um dia com os idosos que querem companhia. Oferecer ajuda na frente do seu filho é um ótimo exemplo.

Elogie alguém 

Dizer à alguém um elogio sincero pode mudar o dia da pessoa e pode incentivar as crianças a fazerem o mesmo. Quando eles vêem como você valoriza os esforços dos outros, eles podem acabar valorizando os seus ainda mais.

Mostre interesse no dia de outra pessoa

A verdadeira amizade significa ver os outros por quem eles são. Quando seus filhos te contarem sobre as aventuras mais recentes, faça contato visual, perguntas e preste atenção no que eles estão falando. Você está mostrando aos seus filhos como fazer conexões é importante importantes para melhorar e criar relacionamentos.

Ofereça-se para compartilhar os lanches no parquinho 

Compartilhar algo “seu” demonstra generosidade faz com que as crianças criem o hábito de compartilhar e de serem generosas,  podendo até gerar novas amizades para o seu filho.

Convide a família para jantar 

O tempo e a dedicação colocada na refeição pode melhorar o dia de alguém, além de garantir as gargalhadas ao lado de quem se ama.

Leia também:

4 passos práticos para ensinar seu filho sobre tolerância

7 perguntas que toda mãe deve fazer antes de postar uma foto do filho nas redes sociais

Mãe faz boa ação de Páscoa e viraliza nas redes: “É de casa que vêm os bons exemplos