Família

16 dicas para montar uma festa de aniversário para o seu filho com diversão garantida para adultos e crianças

Sem dor de cabeça na hora da organização

Cecilia Malavolta

Cecilia Malavolta ,Filha de Iêda e Afonso

Saiba como dar festas incríveis para juntar crianças e adultos (Foto: Parents)

Esqueça tudo o que você sabe sobre dar festas. Jenny Rosenstrach, a mãe por trás do blog Dinner: A Love Story, quebra as regras e dá dicas para ter uma festa de sucesso (e isso inclui crianças). Confira as dicas abaixo!

Antes de ter filhos, meu marido e eu frequentávamos as melhores festas de fim de ano. Nós viajávamos por toda a cidade de Nova York, onde vivíamos na época, para caçar petiscos e guirlandas. Semanas antes da grande noite, planejávamos o cardápio e discutíamos coisas muito urgentes: tipos de comida, marcas de vinhos, se serviríamos bolachas compradas feitas em casa com aquele queijo que vimos em uma revista de comida gourmet. (Sim, os biscoitos caseiros venciam).

Quando tentamos fazer nossa primeira festa com crianças (“Ei! Traga seus filhos também!”, falamos para todos), não tínhamos a energia nem o tempo para fazer nada disso e, como resultado, foi um desastre. Em vez de terminar a noite com nosso pensamento otimista de sempre (“Que bom que fazemos isso todos os anos”), nós só conseguíamos pensar como nunca mais faríamos aquilo de novo.

Nós tiramos alguns anos de folga. Então, como é costume dos pais fazerem isso, pensamos em um plano infalível, dividido em 16 regras e 4 truques, mas que pode ser resumido em poucas palavras: você está fazendo isso para celebrar com as pessoas que você mais ama.

REGRA 1 – Escolha o sua própria aventura
Você pode fazer um jantar de férias com quatro dos seus amigos mais próximos e seus filhos. Você pode faça uma festa e convidar 15 a 20 pessoas da sua vizinhança, família, grupo de amigos. Você também pode mover todos os seus móveis da casa, deixar as portas abertas e convidar todos os seus amigos do Facebook. Escolha seu tipo de festa e pode se jogar! (Sempre lembrando que quando há crianças e adultos em uma festa, a linha entre “energia boa” e “caos total” é tênue).

Escolha seu tipo de festa e se joga! (Foto: Getty Images)

REGRA 2 – Faça!
Envie o convite um mês antes da data e não gaste horas pensando em qual modelo é mais bonito. Aqui falamos que “Primeira ideia, melhor ideia” então não pense demais na combinação de cores ou em palavras bonitas. Assegure-se de que você tem a data, a hora e o endereço correto. O importante aqui é o ato de fazer: assine um contrato com o seu “futuro-eu”, esse “futuro-eu” não terá desculpa para não fazer.

Sem perder tempo na hora de escolher o convite! Às vezes, menos é mais (Foto: Getty Images)

REGRA 3 – Tente não ficar muito orgulhoso
Quando as pessoas inevitavelmente perguntam “O que eu posso trazer?” seja específico (“Uma garrafa ou duas de vinho seria incrível”), estratégico (“Você tem uma poncheira?”), grato (“VOCÊ É UMA DEUSA!”), e fique de olho para saber o que precisa ser comprado ainda.

REGRA 4 – Se isso pode ser feito antes da festa, faça
Isso vale para muita coisa, não só para as comidas. E não adianta chegar uma ou duas horas antes dos convidados. Isso significa arrumar os guardanapos, lavar os pratos, esvaziar os lixos, separar as roupas que serão usadas, colocar vários copos de água na geladeira (porque é mais fácil do que indicar em qual prateleira os copos estão) e muito mais – tudo isso no dia anterior à festa.

REGRA 5 – Escolha duas cores para ser o tema da festa
E certifique-se de uma delas ser dourado! Essa é a cor ideal para dar uma cara de festa para a sua casa. Além disso, a restrição de cor tem como objetivo minimizar as compras para a decoração.

As cores ajudam na decoração (Foto: Shutterstock)

REGRA 6 – Crie um clima de festa instantâneo com cordões de luz
Pendure-os em volta de portas e janelas. Você pode fazer isso uma semana antes do Natal para dar um pontapé inicial no clima natalino.

Os cordões de luz dão um charme incrível no visual da festa (Foto: Getty Images)

REGRA 7 – Limpe apenas os quartos que as pessoas verão
Por que você está limpando a banheira do banheiro da suíte? Você não precisa fazer isso se os convidados não entrarão lá.

Pra que se preocupar com limpar a casa toda? Limpe apenas os lugares que os convidados terão acesso (Foto: Getty Images)

REGRA 8 – Faça as escolhas certas
Ninguém vai pensar menos de você por usar pratos e garfos descartáveis, principalmente se eles são biodegradável, mas não há maneira mais rápida de ganhar pontos com adultos do que usar taças de vinho e pequenos pratos de degustação.

Descartáveis são super válidos! (Foto: Reprodução)

REGRA 9 – Contrate uma babá
Guarde dinheiro para contratar uma babá para cuidar de 8 a 10 crianças. Essa será a diferença entre seus convidados aproveitando bem a festa ou pensando: “Por que trouxemos as crianças?”.

Colocar babás para cuidar das crianças é uma boa opção (Foto: Getty Images)

REGRA 10 – Priorize
Algumas comidas nunca terão o mesmo gosto quando feitas em casa, mesmo que você coloque todo o esforço e tempo do mundo. É nesse momento que você aumenta a sua lista de compras, coloca tudo em um prato bonito e não olha para trás.

REGRA 11 – Escolha lanches que são gostosos de comer na temperatura ambiente
Isso não significa que você não vai servir nada quente, mas um menu que não exige luvas de forno o tempo todo e crianças ao mesmo tempo é o melhor a se fazer – senão você vai ficar obcecada com a temperatura de tudo, vai acabar queimando algumas comidas…

Pense nas crianças antes de pensar no cardápio! (Foto: iStock)

REGRA 12 – Se você resolver usar o forno, vá fundo
Um prato quente não vai sobrecarregar você, especialmente quando é uma comida com um queijo derretido delicioso, mesmo quando começa a esfriar. Não faça nada individual. Ao invés disso, faça um prato grande para todos os convidados.

Opte por comidas simples e rápidas (Foto: Getty Images)

REGRA 13 – Levante a barra!
Eu gosto de fazer uma seleção de petiscos que é rápida e fácil de preparar. Duas ideias: encomende sua comida preferida e encha pratos de sobremesa com torradas e patês, tomates assados e ricota.

REGRA 14 – Evite a louça suja
Você e seus ajudantes podem lavar a louça dos convidados (fora da vista deles) antes que os pratos formem uma pilha cheia de molho e fiquem parecendo uma torre de Jenga. (Acho que essa regra é aplicável tanto para um pequeno jantar para oito como para uma festa com 100 pessoas).

Sem bagunça com a louça! (Foto: Getty Images)

REGRA 15 – Certifique-se de registrar tudo
Peça para seus convidados para tirar o máximo de fotos que puderem e registre você também todos os momentos que quiser. Você vai querer rever essas memórias mais tarde.

REGRA 16 – Vivendo e aprendendo
No dia seguinte, anote tudo o que deu certo e o que não deu. Assim você saberá o que fazer e o que tentar alguma coisa nova no próximo ano.

Convoque seus amigos
Assim que você enviar o convite para seus amigos, envie uma mensagem para os cinco mais próximos e diga que você gostaria muito que eles comparecessem a sua festa. Além disso, peça para que eles contribuam com o menu (cada um leva um prato de comida da sua preferência, só não vale repetir).

Faça uma mesa de lanches
A mesa de snacks costuma ser o ponto alto da festa (as comidas enfileiradas por cor em uma tábua de corte tão bonita que dá até dó de mexer e comer) e é uma boa maneira de entreter. Você pode prepará-la sozinha ou pedir ajuda para as crianças (os pais vão adorar). Como você não pode apenas juntar pedaços de queijo e bolachas, separamos alguns truques:

– Contrastes: as melhores tábuas de lanche têm contrastes de formato (azeitonas ao lado de queijos cortados em triângulos), cor (pimentas ao lado de biscoitos), de altura e linhas.

– Potes pequenos: meu marido acha graça porque compro potes pequenos em todos os lugares que eu vou. Eu acho que eles dão uma elegância estética maior à mesa.

– Coisas naturais: assim como plantas dão um ar de frescor para a casa, frutas e temperos dão mais cor para mesa. Elas pode ser usadas como enfeite ou fazer parte do menu.

Crie um “espaço kids”
Separe um quarto para as crianças brincarem lá e deixe a bagunça rolar. Coloque alguns lanches em  potes para eles comerem, selecione uma playlist e pronto!

Ofereça bebidas simples
Não tente fazer drinks que exigem ervas ou claras de ovos batidas na receita. Vá direto para a cerveja, vinho e outros drinks sem álcool para os adultos que não bebem e crianças. Mantenha tudo sempre gelado em baldes com água gelada e gelo.

Ofereça bebidas diferentes para os convidados (Foto: Getty Images)

Mojito de romã

Ingredientes

1 xícara de suco de laranja espremida

1 xícara de suco de romã

1 xícara de xarope de menta (para fazer, ferva ½ xícara de  açúcar e ½ xícara de água e adicione 3 ramos de hortelã; deixe ferver por mais 30 minutos)

350 ml de soda

1 ½ a 2 copos de rum

Modo de fazer

fatie uma laranja e coloque-a no copo. Depois, adicione o rum e misture os outros líquidos.

Para fazer mojitos sem álcool, adicione um copo a mais de suco de romã e laranja.

Leia também:

Festa do pijama: como preparar o seu filho para passar uma noite inteira fora de casa

5 brincadeiras para entreter as crianças em festas de aniversário

Veja quais são os maiores erros em festas infantis com Bianca Arcangeli