Família

1º Fórum de Acessibilidade para o Autismo discute conscientização sobre o transtorno

O evento aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

O evento reuniu cerca de 200 pessoas (Foto: Assessoria de Imprensa Incluir Treinamentos)

Na segunda-feira, 4 de novembro, na Assembleia Legislativa de São Paulo, aconteceu o 1º Fórum de Acessibilidade para o Autismo. O evento discutiu assuntos importantíssimos como leis de inclusão escolar e atendimento prioritário, necessidade de capacitar os profissionais da educação e conscientizar a sociedade sobre o autismo.

O evento, organizado pela Incluir Consultoria e Treinamentos e pela deputada Damaris Moura, reuniu quase 200 pessoas, ativistas, especialistas em educação, familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista e profissionais da área da saúde para falar sobre os direitos das pessoas com o transtorno e como a inclusão dessas pessoas é importante.

A mesa de abertura foi superespecial e cheia de gente que é fera no assunto: Amanda Ribeiro, nossa blogueira parceira e mãe do Arthur, diretora da Incluir Consultoria e Treinamentos e especialista em Intervenção Precoce do Austismo pelo Child Behavior Institute; Maria Luiza Jordão, psicóloga especializada em Análise do Comportamento Aplicada pela USP e diretora da Incluir Consultoria e Treinamentos e a deputada Damaris Moura.

Na foto, Maria Luiza Jordão, Damaris Moura e Amanda Ribeiro (Foto: Assessoria de Imprensa Incluir Treinamentos)

Depois da mesa de abertura, o evento contou com palestras incríveis da neuropediatra Deboráh Kerches; da neuropsicóloga especialista em Transtorno do Espectro Austista Luciana Xavier; do psicopedagogo Marcelo Dantas Aguiar; da advogada Carla Bertin, responsável pelo projeto Autismo Legal; da jornalista Andrea Werner, criadora do blog Lagarta Vira Pupa; e de Letícia Soares, que é autista, cineastra e fotógrafa, responsável pelos documentários “Aspie Aventura”.

Para encerrar o evento com chave de ouro, rolou uma roda de conversa com Paiva Júnior, jornalista e editor-chefe da Revista Autimo, e Cynthia Mel Pires, mãe de Pedro, Davi e Bela, dona do Instagram Autismo e Maternidade.

A roda de conversa que aconteceu no final do evento (Foto: Assessoria de Imprensa Incluir Treinamentos)

“Confesso que quando tivemos a ideia do Fórum, reservamos um auditório para 50 pessoas. Mas quando vi as 100 inscrições logo no primeiro dia, fiquei assustada”, afirmou Amanda Ribeiro. “Sabia da urgência do assunto, mas fiquei surpresa e muito feliz em saber que tem muitos professores aqui. Muitos professores, pais e mães, ONGs e associações. Fiquei muito feliz que tantas pessoas também estão interessadas em falar mais do autismo”.

Leia também:

Garoto com autismo está entre os 3% melhores escoteiros dos EUA: “Há muitas coisas que ele pode fazer”

Autismo: o que é, diagnóstico, sintomas e tratamento

Caminhada pela conscientização do autismo vai rolar no Rio de Janeiro e você não vai querer perder