Publicado em 21/11/2013, às 14h31 - Atualizado em 18/06/2015, às 14h06 por Redação Pais&Filhos
No dia 21 de novembro de 1840, o médico homeopata francês Bento Mure chegou ao Brasil e começou a difundir a Homeopatia. Passados 173 anos, a Homeopatia continua reconhecida como especialidade médica e já é oferecida na rede pública de saúde (SUS). Por causa da chegada do médico ao país, comemoramos a data como o Dia da Homeopatia. Embora bastante antiga, a homeopatia está sendo difundida aos poucos e, no Brasil, ela ainda não faz parte das disciplinas de ensino obrigatório nas faculdades de medicina, com exceção da UNIRIO. Desta forma, a grande maioria dos médicos desconhece a especialidade.
Apesar disso, o médico pediatra homeopata, Dr. Sergio Eiji Furuta, Diretor da Associação Paulista de Homeopatia e Diretor da Associação Médica Homeopática Brasileira, pai de Fernanda e Gustavo, acredita que está havendo uma evolução na história da homeopatia em nosso país, com o maior conhecimento das pessoas e, assim, maior procura. “Os pacientes estão tomando muitos antibióticos, antiinflamatórios, antialérgicos, e o tratamento homeopático surge como alternativa, já que é muito eficaz nesses casos, e não apresenta efeitos colaterais”.
Outro acontecimento importante que ajudou na evolução da Homeopatia no Brasil foi o aumento de médicos nos cursos de especialização, além da entrada de grandes fabricantes de remédios homeopáticos, como a francesa Boiron. Tais acontecimentos são importantes, pois levam os remédios às grandes redes farmacêuticas, difundindo e popularizam a Homeopatia, afirmou o médico.
Tratamento ou prevenção?
A grande questão relacionada à homeopatia é se ela realmente trata ou se só trabalha com a prevenção de doenças. Apesar do que muitas pessoas acreditam, ela pode também ser utilizada no tratamento de doenças. Segundo o médico Sergio, os resultados podem ser imediatos, rápidos, “contradizendo a afirmação de que tratamento homeopático é lento e a longo prazo”. De acordo com ele, a grande diferença é que no tratamento alopático medicam-se os sintomas do doente e a doença, já no tratamento homeopático a escolha de um remédio requer uma consulta individualizada do doente, porque se medica o doente – e não necessariamente a doença.
Pra todo mundo
Assim como os remédios alopáticos, os medicamentos da homeopatia servem também para as grávidas e bebês (mesmo os recém-nascidos), quando devidamente prescritos. Para Dr. Sergio, a maior vantagem dos medicamentos homeopáticos é que não apresentam reações indesejáveis se indicados pelos médicos.
As grávidas e os bebês podem utilizar os remédios homeopáticos tanto preventivamente, quando curativamente. Preventivamente utiliza-se um dos 3000 existentes, levando em consideração a maneira individualizada de cada paciente.
Os remédios homeopáticos podem ser utilizados para a maioria dos sintomas possíveis e comuns numa gestação (exemplos: náuseas, vômitos, insônia, ansiedade etc.), cabendo ao médico homeopata a escolha adequada e individualizada. Já os bebês respondem muito bem ao tratamento homeopático, sem efeitos colaterais quando bem indicados, para sintomas como dores de barriga, insônia, agitação, vômitos, irritabilidade por dentição, segundo o médico.
Como todo medicamento, podem apresentar contraindicações se receitados inadequadamente na dosagem, potência medicamentosa, frequência, duração e o desconhecimento das limitações.
Consultoria: Dr. Sergio Eiji Furuta – Médico Pediatra e Homeopata, Diretor da Associação Paulista de Homeopatia e Diretor da Associação Médica Homeopática Brasileira, pai de Fernanda e Gustavo
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil