Família

4 benefícios da abobrinha para a saúde do seu filho

Seja crua, cozida, refogada, frita ou até incorporada em outras receitas a hortaliça garante muitas vitaminas

Dra. Elaine de Pádua

Dra. Elaine de Pádua ,Mãe de Isabella e Rafaella

(Foto: Getty Images)

O sabor não é tão marcante, mas a composição compensa. A abobrinha é rica em vitaminas A, E e complexo B, fósforo e cálcio, além de ser 94% composta por água e excelente fonte de fibras. Por isso, a hortaliça é ótima opção quando o assunto é regular o funcionamento intestinal e controle de enjoos.

Parte da família Cucurbitaceae, da qual fazem parte mais de 700 espécies, incluindo melões e melancias, a abobrinha é um fruto imaturo, de formato longo e cilíndrico, semelhante a um pepino. O que também explica a sua grande quantidade de água. Cultivada em várias partes do mundo, no Brasil ela pode dar frutos o ano inteiro.

Devido ao alto teor de fibras, a abobrinha garante mais saciedade, o que a torna uma ótima aliada das dietas e alimentação saudável. A hortaliça pode ser consumida de várias maneiras: desde crua, em saladas, por exemplo, como também cozida, refogada, assada, grelhada, frita, recheada (uma das minhas preferidas!) ou até mesmo em outras receitas para o preparo de suflês, pudins e doces.

DICAS DE OURO
Para aproveitar os nutrientes existem alguns truques infalíveis. Se liga!

Com casca sim senhor!
Para manter o teor de fibras, a abobrinha deve ser apenas lavada. Ou seja, nada de descascar a hortaliça antes de cozinhar! É lá que estão todas as vitaminas que ela oferece.

(Foto: Getty Images)

De olho no relógio
Além de não tirar a casca, que é o primeiro passo, para garantir tudo o que ela oferece, a dica é não deixá-la no fogo por mais de 10 minutos, seja um prato cozido, assado ou refogado.

(Foto: Getty Images)

Para manter as vitaminas
Um dos meus principais conselhos é fazer a hortaliça no vapor, assim é possível garantir que as vitaminas sejam conservadas independente da receita ou tempo de preparo.

(Foto: Getty Images)

Leia também:

Chocolate: descubra os benefícios do doce preferido das crianças para a saúde

Saiba quais são os benefícios do abacate para a saúde do seu filho

Conheça os benefícios do arroz na alimentação do seu filho