45% das crianças deixaram de fazer exercício físico durante a pandemia, aponta estudo

A pesquisa foi feita pela Liga NESCAU e contou com a participação de mais de 500 famílias brasileiras. Veja o que foi descoberto

Resumo da Notícia

  • 45% das crianças deixaram de fazer exercício físico durante a pandemia, aponta estudo
  • O estudo focou em entender a relação das crianças com o esporte na pandemia e os impactos da saúde mental
  • Veja o que foi descoberto e

Uma pesquisa realizada pela Liga NESCAU, o maior campeonato estudantil do Brasil, procurou entender os impactos do isolamento social nas crianças brasileiras. Para isso, os responsáveis entrevistaram mais de 500 famílias brasileiras. O estudo focou em entender como está a saúde mental das crianças e a relação com os exercícios físicos durante esse período de quarentena.  De acordo com o que foi apontado 73% das crianças faziam algum exercício físico ou esporte antes da pandemia. Durante o isolamento social, esse número caiu para apenas 28%.

-Publicidade-
O número de crianças que praticam esporte caiu 45% (Foto: Getty Images)

Apesar de não serem do grupo de risco, boa parte dos pais que responderam à pesquisa apontaram que consideram as crianças como o  grupo etário mais afetado durante a pandemia (63%). O motivo disso tudo: os impactos da pandemia na saúde mental. 64% relataram preocupação com a solidão dos filhos e 58% têm medo que o isolamento social traga impactos psicológicos mais duradouros para o desenvolvimento dos filhos.

Isso sem contar a falta da convivência com os amigos. 59% acreditam que a falta de interação com amigos e familiares impactou a vida dos filhos nesse período. Não atoa, 5 em cada 10 responsáveis se disseram muito preocupados com a saúde mental e física das crianças, identificando sentimentos como: ansiedade (57%), tédio (53%), preguiça (38%) e solidão (22%).

-Publicidade-

A equipe também perguntou para os pais como está a motivação dos filhos em relação às aulas online. As respostas não foram muito positivas: dos que responderam, 60% sentiram os filhos desmotivados com a aula online.

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro

-Publicidade-