Família

5 dicas para um volta às aulas de sucesso

Algumas coisas que você diz em casa podem influenciar na maneira que seu filho vê a escola

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Recebemos nossas embaixadoras e colunistas Roberta e Tais Bento, mãe e filha, educadoras e fundadoras do SOS Educação, para um bate-papo sobre a volta às aulas. As duas esclareceram várias dúvidas e contaram maneiras diferentes de organizar a rotina para o seu filho ter um retorno à escola mais tranquilo.

1. Aproveite o fim de semana para organizar a casa

Não só os materiais, mas também a rotina precisa ir mudando gradativamente. O ideal é que as coisas não mudem de uma hora para outra, e sim que seu filho vá se acostumando com os novos horários.

2. Cuidado com o que você diz

“Agora acabou a festa!” ou “Não vai ter mais moleza”, são frases que podem pintar a escola como uma coisa ruim. Procure motivar seu filho, diga que este ano vai ser incrível, que você tem certeza que ele se dará bem nos estudos.

3. Coloque o cabide na altura dele

Pode parecer bobagem, mas deixar o uniforme da escola em um cabide que ele possa alcançar pode trabalhar muito mais que a independência no seu filho. Ele vai aprender que não precisa ficar esperando que alguém faça as coisas por eles e isso irá refletir nos estudos.

4. Caixa de papelão mágica

Pegue uma caixa de papelão, personalize com seu filho, e coloque perto da entrada. Precisa ser o último lugar que ele vai passar antes de ir para a aula. Tudo que é relacionado à escola deve ficar lá dentro. Isso vai gerar nele o hábito de sempre conferir o material escolar antes de sair de casa.

Confira outras dicas no nosso LIVE:

Leia também:

Cuidado com as doenças na volta às aulas

Volta às aulas: Fique atento aos problemas de visão nas crianças

Mãe também é gente! Ufa, todas as crianças já voltaram às aulas