Publicado em 25/09/2020, às 09h33 - Atualizado em 28/09/2020, às 07h59 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo
São 18h da tarde e pilhas de roupas sujas te encaram no chão. Você percebe que não descongelou o jantar e descobre que o cachorro deixou outra surpresa no chão da sala. Quer você tenha acabado de chegar do trabalho ou esteja discutindo com as crianças depois de um longo dia de aulas e brigas e brincadeiras sem fim, o estresse é inevitável. Você poderia fazer uma pausa, mas quem tem tempo ou dinheiro para massagens regulares? Aqui estão algumas maneiras rápidas e fáceis (e baratas!) De lidar com o estresse diariamente.
Como lidar: manhãs frenéticas podem ser intensamente estressantes para famílias com crianças pequenas, segundo Jennifer Jipson, Ph.D., professora associada de psicologia da California Polytechnic State University que atua no Conselho Consultivo Executivo da Goddard School. Faça tudo o que puder ser feito com antecedência na noite anterior – desde preparar os lanches que as crianças levarão à escola até separar o uniforme. Além disso, tente se levantar antes das crianças. É difícil no início, mas vale a pena no final, diz o Dr. Jipson. Pense em como você se sentirá zen tomando um banho relaxante e tomando uma xícara de café sem interrupções. E faça com que crianças desde a pré-escola contribuam na rotina matinal, como levar tigelas de café da manhã para a pia ou calçar meias e sapatos.
Como lidar: Kara Carrero, mãe de três filhos, terceiriza tarefas domésticas, como lavar roupa, para que ela não se estresse tanto em passar bons momentos com seus filhos. A família também percebeu que muito barulho e pouco espaço pessoal podem desencadear em brigas entre pais e filhos. Assim, sempre que o nível de estresse está aumentando, todos fazem uma “pausa na bolha” e vão para sua própria zona da casa com fones de ouvido.
Como lidar: o autocuidado é a chave. Para Alena Gerst, mãe de dois filhos de Nova York, isso significa deitar em uma esteira de ioga com bolas de tênis ou lacrosse (elas são mais firmes!) sob os ombros enquanto assiste à TV depois que os filhos de 1 e 3 anos vão para a cama. Gerst e o marido têm encontros noturnos regulares cerca de uma vez por mês, enquanto ela também tem uma amiga boa e confiável para enviar mensagens de texto sempre que ela precisa desabafar sem ser julgada. E encontrar tempo para sair com amigas que não têm filhos dá à ela a chance de falar sobre outras coisas além da maternidade.
Como lidar: melhor pensar em si mesmo como um jardineiro do que como um escultor, diz a psicóloga Eileen Kennedy-Moore, Ph.D. “As crianças têm temperamentos e aptidões diferentes. Nosso trabalho é nutri-los e reconhecer suas qualidades únicas, ao mesmo tempo em que os orientamos no aprendizado sobre relacionamentos”, diz ela.
Como lidar: Encher sua rotina até o limite pode muitas vezes sair pela culatra. Então, simplesmente faça menos. Dr. Jipson recomenda reservar pelo menos duas noites por semana sem programação, para que a família inteira possa estar em casa desfrutando de uma refeição ou jogando um jogo juntos. A quantidade de coisas nem sempre é o melhor, acrescenta o Dr. Kennedy-Moore. Dê a seus filhos espaço para bagunçar e tentar novamente, e para descobrir seus interesses e o mundo ao seu redor.
A família vai aumentar 😍
Vem bebê por aí! Eliezer fala sobre a data de chegada de 2° filho com Viih Tube
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Aos 13 anos, filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro toma decisão sobre morar fora do país
Família
Aline Wirley expõe dificuldades da adaptação do filho com irmãos adotivos: "Desafiador"
Bebês
Irmã de Alice, a menina das palavras difíceis, impressiona ao falar “batata” com 7 meses
Família
Mulher acusada de ter traído o marido descobre que bebê foi trocada na maternidade