5 maneiras simples de educar uma criança ecologicamente correta

Você provavelmente já sabe da importância da preservação para o futuro do nosso planeta. Mas é preciso agir e garantir que seus filhos também construam um mundo mais sustentável. Aqui vão algumas dicas

Resumo da Notícia

  • Você provavelmente já sabe da importância da preservação para o futuro do nosso planeta
  • Muito além de saber, é preciso agir
  • Para garantir um futuro melhor, é preciso ensinar as crianças a cuidar do planeta
  • Veja 5 maneiras simples de educar uma criança ecologicamente correta

Muito se fala sobre a importância de nos atentarmos a nossas ações para criar um mundo mais sustentável e melhor para o futuro. Apesar de boa parte das mudanças acontecerem em níveis mais altos, envolvendo governos e indústrias, você, como mãe ou pai, pode começar a construir um futuro melhor e mais ecológico dentro da sua casa, pela educação e exemplos que dá ao seus filhos.

-Publicidade-
5 maneiras simples de educar uma criança ecologicamente correta (Foto: iStock)

Você não precisa se sentar com seus filhos para dar um sermão sobre as mudanças climáticas. Fazer algumas mudanças no estilo de vida, envolver seus filhos no processo e permitir que eles sejam bons administradores ambientais é uma contribuição significativa. Aqui estão algumas ideias para você começar:

Comece reciclando

Tudo bem, a gente sabe que reciclar pode ser confuso. O que vai no lixo? O que não pode ser reciclado? Mesmo os adultos às vezes lutam para compreender as nuances. Mas, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), nós, humanos, produzimos cerca de 2kgs de lixo por pessoa por dia. Isso é mais de 725kgs por ano. Alguma coisa precisa mudar e essa mudança pode acontecer na sua casa.

-Publicidade-

O primeiro passo é se informar. Com a internet, reunir conhecimento sobre o que pode ou não ser reciclado não é tão difícil assim. Ficou na dúvida na hora de jogar fora? Basta dar uma simples pesquisada, usando alguns minutos que podem te ajudar a contribuir com o planeta. Se seus filhos já tiverem idade o suficiente, eles podem te ajudar com essas pesquisas sempre que a dúvida aparecer. Caso eles forem menores, você também pode convidá-los a fazer cartazes ou pequenos cartões com informações do que pode ou não reciclar.

Vários filhos? Transforme alguém no “Monitor de Reciclagem” por um mês e faça a rotação de membros da família para que todos tenham a chance de estar no comando. Você vai mostrar aos seus filhos que não só a reciclagem é importante, mas também a responsabilidade de todos.

Crie uma campanha de “luzes apagadas”

Comece apagando as luzes! (Foto: Shutterstock)

A iluminação se tornou muito mais eficiente com o passar dos anos. Lâmpadas incandescentes, que já foram a norma, queimavam muita energia na época em que seus pais andavam pela casa apagando as luzes enquanto murmuravam algo sobre não trabalhar para a maldita empresa elétrica.

Mas só porque estamos usando iluminação fluorescente e LED atualmente não significa que não devemos estar conscientes sobre nosso consumo de energia. E incentivar seus filhos a estarem cientes do uso de energia pode ajudá-los a serem consumidores de energia responsáveis ​no futuro. Para isso, é preciso colocar na rotina deles o hábito de apagar não só as luzes, mas como desligar outros equipamentos, como computadores fora de uso, televisões e qualquer outra coisa que consuma energia. O planeta vai agradecer e sua conta também!

Entre na compostagem de minhocas

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, nós, humanos, desperdiçamos 30% de nossa comida globalmente, e essa comida desperdiçada é responsável por 8% do total das emissões globais de gases de efeito estufa, gases responsáveis ​​pela mudança climática. Para contribuir para que esse número caia, você pode começar usar a compostagem na sua casa.

Na compostagem de minhocas, esses animais são utilizados para transformar resíduos orgânicos em compostos, em vez de enviá-los para a terra. Ou seja: seus restos de alimentos, em vez de lixo, se transformam em adubo para plantas! Existem milhares de vídeos, recursos online e produtos (incluindo minhocas à venda) para ajudar sua família a começar a fazer compostagem de minhocas. Além de ajudar o meio ambiente, as crianças vão adorar saber que criam algumas minhocas dentro de casa!

Envolva seus filhos na compra de alimentos

Seus filhos podem te ajudar com as compras! (Foto: reprodução)

Conte com a ajuda de seus filhos para planejar suas refeições e fazer uma lista de compras para que você possa obter tudo o que precisa para a semana em apenas uma ida ao supermercado. A menos que você tenha um carro totalmente elétrico ou caminhe ou ande de bicicleta (nesse caso, vá quantas vezes precisar!). Assim, você consumirá menos gasolina. E quando você não estiver com pressa, poderá escolher os produtos com mais cuidado. Peça ajuda a seus filhos para fazer sua lista de compras e incentive-os a escolher alimentos frescos – como frutas, vegetais, carnes e frutos do mar – em vez de itens embalados.

Além disso, tente incentivar as crianças a consumir a menor quantidade de plástico possível. Você pode transformar isso em um desafio: vocês precisam comprar toda a comida para a semana usando apenas 10 embalagens que contém plástico. Para conseguir esse feito, opte por produtos cujas embalagens venham em latas, papel ou vidro.

Explore a ciência

As crianças tendem a ser naturalmente fascinadas pela ciência. Use isso! Se seu filho gostar de observar as nuvens, por exemplo, você pode procurar vídeos que expliquem como funciona a formação das nuvens e explicar para ele como a poluição afeta nesse processo. Claro, não esqueça de incentivá-lo a encontrar formas de ajudar com o planeta e fazer com que os efeitos negativos dos processos que ele tanto gosta de observar diminua. Os experimentos práticos também são bem-vindos!

-Publicidade-