5 mantras que toda mãe deveria dizer para si mesma (todos os dias)

Os pensamentos podem moldar a forma na qual você vê o mundo, se relaciona com as pessoas e, até mesmo, consigo mesma. Veja formas de evitar pensar em coisas negativas

Resumo da Notícia

  • Os pensamentos moldam os sentimentos, que são responsáveis pela forma na qual nós nos interagimos com o mundo
  • Então, é sempre bom cuidar dos nossos pensamentos
  • Para isso, repetir essas frases diariamente podem te ajudar
  • Veja 5 mantras que toda mãe deveria dizer para si mesma (todos os dias)

Nossos pensamentos são responsáveis por todos os nossos sentimentos. Esses, por sua vez, são responsáveis por guiar a forma na qual nos relacionamos com o mundo, as pessoas ao nosso redor e nós mesmas. Depois que aprendeu isso, a vida de Katrina Klooster, coach, treinadora de vida e educadora, mudou completamente. Hoje, ela trabalha ajudando outras mães a passarem por essa transformação. Para ajudar todas as mães na atual situação tão conturbada que vivemos devido à pandemia de coronavírus, Katrina compartilhou cinco mantras que toda mãe – ou pai – precisa saber e repedir para si diariamente.

-Publicidade-
5 mantras que toda mãe deveria dizer para si mesma (todos os dias) (Foto: Getty Images)

“Escreva esses mantras em post-its ou adicione-os ao seu celular e programe-os para serem enviados a você como lembretes diários. Leia-os silenciosamente e diga-os em voz alta. Quanto mais você praticar isso, mais começará a acreditar neles. Quanto mais você acreditar neles, mais sentirá o que deseja”, explica ela. Veja quais são essas frases:

Hoje é um novo começo

Ontem pode não ter sido seu melhor dia. Talvez você tenha tido muitos dias nessa semana que não terminaram como você esperava. Mas gastar energia tentando mudar o passado, ou envergonhar-se disso, nunca mudará a realidade. Portanto, perdoe-se por todos os dias de ontem, por qualquer momento de criação de filhos que você não achou que foi como deveria. Mostre-se muita compaixão e comece cada dia com este mantra. Em seguida, coloque sua energia em tudo o que puder hoje.

-Publicidade-

Há tempo para tudo o que importa para mim

“Quando tive minha primeira filha, estava exausta. Eu realmente pensei que poderia dormir em pé. Lembro-me de dizer ao meu marido: ‘O que costumávamos fazer com o nosso tempo?’. Parecia que cada minuto de cada dia era ocupado com as responsabilidades dos pais e eu sentia falta de tempo para qualquer outra coisa. Meu marido e eu tivemos que sentar e fazer o trabalho necessário para priorizar o que realmente queríamos, diminuir nossas expectativas para algumas coisas e decidir do que estávamos dispostos a abrir mão. Depois de fazer isso, comecei a me sentir eu mesma novamente e comecei a gostar de ser mãe“, relembra Katrina.

Se você está lutando para encontrar tempo para fazer tudo, tente este exercício:

1. Anote tudo o que você deseja e precisa fazer.

2. Escolha quais dessas coisas são suas principais prioridades e adicione-as ao seu calendário ou programação primeiro.

3. Elimine tudo o que realmente não precisa ser feito ou qualquer coisa que você queira dizer não.

4. Determine onde você pode reduzir suas expectativas.

5. Decida o que você pode delegar a outra pessoa ou com o que precisa de ajuda.

6. Em seguida, coloque isso em prática, acreditando que há tempo para tudo que é mais importante para você.

Orgulhe-se de si (Foto: Getty Images)

Eu escolho ter orgulho de mim mesmo hoje

“Depois de me tornar mãe, minha rotina, minhas expectativas sobre mim mesma e minha vida e minhas crenças sobre quem eu era foram todas desafiadas. Muitas das coisas que criei para minha vida e trabalhei para mim por tantos anos, simplesmente não faziam mais sentido ou cabiam na minha rotina. Eu senti como se estivesse falhando em tudo. Eu sei que não estou sozinha. Muitas mães estão optando por pensar que não estão fazendo o suficiente, estão atrasadas ou não têm o que os outros têm”, conta ela. Uma pesquisa da WaterWipes de 2019 revelou que 6 em cada 10 pais sentiram que estavam falhando durante o primeiro ano de paternidade.

Mas, se você puder escolher o que quiser pensar, por que escolheria ter esses pensamentos? Pense em como você se sente quando sua mente vai nessa direção. Em vez disso, escolha ter orgulho de si mesmo agora. Todos os dias, opte por se concentrar nas coisas pelas quais você é grato em sua vida e comemorar seus sucessos, não importa quão pequenos.

Eu me permito deixar o que não funciona para mim ir embora

Você se relaciona com pessoas que não lhe dão alegria, concorda em fazer coisas que você realmente não quer fazer ou se julga por não ser o suficiente para os outros? Aqui está um pequeno segredo: você não é responsável pelos sentimentos de ninguém, mas é responsável pelos seus. E uma maneira de cuidar de si mesmo é permitir-se fazer escolhas para ser o melhor de si mesma. Dar a si a permissão para dizer não às coisas que não estão funcionando para permitir-se a dizer sim quando realmente quiser. Portanto, vá em frente e dê a si mesma permissão para priorizar o que funciona melhor para você e para a vida que deseja.

Estou exatamente onde deveria estar

Você não está atrás. Você não está perdendo. E você não está no caminho errado. Você está exatamente onde deveria estar. Sua experiência pode ser diferente da de todos os outros. Mas as experiências que você tem hoje são destinadas apenas a você. Aceite-os, aprenda e cresça com eles.

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.

-Publicidade-