6 dicas para começar o ano com a casa organizada

Veja dicas de ouro para deixar a casa mais organizada para 2021 e como incentivar toda a família a participar junto

Resumo da Notícia

  • Veja dicas para começar o ano com a casa organizada
  • Saiba como toda família pode ajudar
  • Entenda como recomeçar na organização

Com as famílias passando mais tempo em casa em 2020, o ano trouxe também uma maior proximidade e carinho com a própria casa. Quem nunca fez aquela promessa de ano novo para ser mais organizado? Se ela ainda não deu certo, 2021 pode ser o momento de recomeçar.

-Publicidade-
Veja dicas para deixar a casa organizada (Foto: Shutterstock)

A gente sabe que uma rotina corrida pede maior praticidade e funcionalidade, então, evitar a bagunça é essencial. Para isso, as especialistas em organização residencial, Micaela Góes, Ivana Portella e Stella Rangel, contam como o aprendizado duradouro da organização podem trazer impactos positivos para a vida de toda a família. Veja dicas de ouro para começar 2021 com a casa arrumada!

Delimite a quantidade a partir do seu espaço

-Publicidade-

Isso serve para todos os cômodos da casa. Quando, por exemplo, for organizar o guarda-roupa, tente se perguntar se não há mais objetos do que o espeço permite. Quando o ambiente está cheio demais, pode dificultar a visualização e atrapalhar a rotina no dia a dia.

Faça divisões

Para quem está tentando separar os objetos, as divisórias, colmeias e caixas podem ser grandes aliados. Além de permitir mais espaço, centraliza o que você precisa, facilitando na hora de procurar certos objetos. 

Padronize as dobras de roupas

Essa dica faz toda a diferença! Quando as roupas possuem um padrão nas dobras, é possível até mesmo liberar mais espaço nas gavetas. Além de deixar mais harmonioso, o visual garante uma busca mais precisa durante a procura de alguma peça.

Organização inteligente

Quando o assunto é a organização das prateleiras, a dica é sempre deixar o que você precisa em mãos. Tente separar os objetos por ordem de usabilidade, ou ainda por categorias

Vale lembrar que a técnica serve para qualquer cômodo e não só para as prateleiras. “Outra dica para transformar a rotina em uma organização natural e contínua é pensar em seu ambiente de forma inteligente. Uma maneira é deixar utensílios sempre próximos dos locais onde serão usados. Ex: Temperos próximo ao fogão, copos perto da geladeira, tábuas e facas guardadas em proximidade”.

Incentive toda a família a participar da mudança (Foto: Shutterstock)

Pratique

Não tem jeito, para criar o hábito de organização é preciso praticar. Para deixar a tarefa mais simples, crie listas e divida as tarefas em prioridades.

Envolva toda a família

Para manter a casa organizada, toda família precisa colaborar, inclusive as crianças. Inclua na rotina tarefas simples e divida com todos que moram na residência como, por exemplo, arrumar a cama logo de manhã ou até mesmo ajudar com a louça.

-Publicidade-