6 dicas para cuidar do óculos de grau e evitar a contaminação por coronavírus

Se você usa esse acessório, é importante saber a forma correta de higienizá-lo e o que não deve fazer diminuir os riscos de contaminação da doença

Resumo da Notícia

  • Óculos é o tipo de acessório que entra muito em contato com as nossas mãos
  • Conheça os cuidados com ele para evitar a contaminação por coronavírus
  • Além disso, é fundamental lavar muito bem as mãos
É fundamental esse cuidado para diminuir a chance de contaminação (Foto: reprodução)

De acordo com o IBGE, mais de 35 milhões de brasileiros apresentam algum problema na visão, sendo o uso de óculos para 19% da população uma realidade. Se você usa esse acessório, principalmente o de grau, sabe que é praticamente impossível não tocar na peça para limpar as lentes ou ajustar a armação no rosto várias vezes ao longo do dia. Mas considerando a pandemia do coronavírus, esse costume banal precisa ser levado a sério. 

Vale a pena redobrar a atenção e cuidados ao utilizar os óculos. “É importante estar alerta sempre, não só agora ou até a pandemia passar. Como qualquer outro objeto, o item pode ser um meio de contaminação e devemos ter a preocupação de tomar alguns cuidados”, alerta Leonardo Queiroz, gerente de Produto das Óticas Diniz. Por essa razão, o especialista listou algumas medidas para fazer no dia a dia para evitar ser infectado:

  • Lave bem as mãos com água e sabão por 30 segundos ou use álcool gel 70% antes e depois de tocar nos óculos. O Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS) já colocaram que essa higienização junto do isolamento é a forma mais eficaz de conter a disseminação da doença. E como o potencial de contaminação do vírus é alto, encostar em qualquer parte do rosto sem esse cuidado é perigoso. 
  • Limpe os óculos frequentemente com água e detergente neutro para repelir germes, bactérias e vírus. Atenção para não esfregar o acessório com força ou durante muito tempo, porque isso pode danificar as lentes ou até mesmo a armação, dependendo do caso. 
  • Nunca utilize álcool para higienizar os óculos, uma vez que as lentes são muito sensíveis e a composição química do produto pode degradá-las ou mesmo remover as camadas de tratamento. O mesmo vale para as armações, que também podem ser danificadas com o uso desse produto.
  • Use lenços umedecidos com álcool isopropílico (que são específicos para a limpeza de óculos – lentes e armações) bem como de outros aparelhos, como celular para higienizar o acessório rapidamente, mas lembre-se que esses lenços não são esterilizantes. 
  • Lave bem as mãos com água e sabão ou álcool gel 70% após limpar os óculos seguindo as recomendações acima.
  • Higienize com álcool gel 70% as capinhas dos óculos antes e depois de tocá-las.

Colocando todas essas dicas em prática no seu dia a dia permitirá não apenas estar seguro contra o coronavírus como garantir a sua saúde e, principalmente, da sua visão!

 

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!