6 dicas para evitar as estrias

Veja algumas recomendações para manter as indesejadas marcas causadas pela gravidez bem longe da sua pele

Ao longo dos 9 meses, a barriga vai crescendo e a pele vai esticando. É aí que aparecem as indesejadas estrias. Como a gente sabe que ficar com aquelas marquinhas na pele não é nada agradável, elencamos 6 medidas que você pode tomar para evitar que elas apareçam (ou, pelo menos, que sejam mais sutis).

-Publicidade-

 1- Fique de olho na balança

Em geral, a indicação é que a grávida ganhe de 9 a 12 quilos, para que não haja um estiramento na pele. Essa recomendação vale principalmente para os primeiros meses, pois se a engorda for muito rápida, o efeito é pior.

 2- Escolha bem suas refeições

Alguns alimentos podem te ajudar a evitar as estrias, principalmente os que contêm vitamina C, como laranja, acerola e damasco, além daqueles ricos em ácido fólico (presente no complexo B), disponível em espinafre e brócolis, por exemplo.

-Publicidade-
(Foto: Shutterstock)

 3- Use e abuse dos cremes

Essa dica é uma velha conhecida das mulheres. Há tantas opções disponíveis no mercado que você pode ficar confusa na hora de escolher, por isso, peça indicações ao seu médico. Já as mulheres que ainda estão planejando engravidar podem usar os cremes de ureia (mas fique atenta, pois são prejudiciais às gestantes!).

 4- Beba muita água

Manter-se hidratada é importante durante todas as fases da vida – na gestação, então, nem se fala. Do mesmo jeito que você capricha nos hidratantes de pele, também deve se preocupar com o interior e manter os tecidos bem nutridos.

 5- Priorize o conforto

Montar um look elegante é bacana, mas, durante a gravidez, dê preferência ao conforto. Usar roupas confortáveis que não apertem é essencial para manter as estrias longe. Procure tecidos de algodão e, se possível, com elástico, pois comprimir o corpo prejudica a circulação de oxigênio e nutrientes. Ah, não se esqueça de adequar o tamanho do seu sutiã – isso vai ajudar a evitar marcas nos seios.

 6- Faça exercícios e massagens

Pode parecer uma dica “mais do mesmo”, mas nunca é demais lembrar. Fazer o corpo se movimentar é importante para uma gestação saudável e as caminhadas ajudam muito na circulação, prevenindo o aparecimento de estrias. Procurar um profissional para fazer massagens também é recomendável, pois as drenagens linfáticas podem te ajudar na luta contra as marcas na pele.

 Fonte: Marinês Ferreira, fisioterapeuta/ Sahra Spa & Estética

-Publicidade-