6 livros infantis para aproveitar um momento em família

Confira uma seleção feita a dedo para pais e filhos curtirem juntos e explorarem novos universos e possibilidades

Resumo da Notícia

  • Ler é tudo de bom!
  • Confira uma seleção especial de livros infantis para o seu filho
  • Por meio das histórias, você pode introduzir assuntos importantes dentro de casa

Por meio dos livros, as crianças conhecem novos mundos e realidades. Dentro das páginas, existe um universo de possibilidades para explorar a imaginação, criatividade e até introduzir assuntos fundamentais para os mais novos. Veja alguns livros infantis que separamos para a sua família:

-Publicidade-

Da minha janela

Otávio Júnior | Companhia das Letrinhas

O livro Da Minha Janela mostra como olhar para fora de casa pode trazer novas possibilidades (Foto: Divulgação)

São muitas as cenas que o autor se depara ao olhar para fora da janela. Tem pessoas, luzes, conversas, brincadeiras, sonhos. Com muita cor, as ilustrações desse livro roubam a cena e fazem a família se perder horas a fio olhando cada detalhe e imaginando o tanto de coisas que você pode encontrar fora dos limites de casa. E você? Já ousou olhar para além do seu quarto? O que você vê da sua janela? Entre na onda do livro e teste também as possibilidades.

O meu avô

Catarina Sobral | Editora WMF Martins Fontes

O Meu Avô é um livro poético e cheio de simbologia sobre a importância da família (Foto: Divulgação)

O tempo importa… Mas também é preciso desapegar um pouco do relógio para viver de fato a vida. É isso que essa história nos ensina. De forma sutil e poética, mostra um dia de um senhor, que “gasta” seu tempo com atividades banais, como fazer piquenique, cultivar o jardim, tomar chá com um amigo ou escrever cartas, e ensina ao neto que é, dessa forma leve, que o tempo voa ao lado do avô. Uma lição para as crianças e adultos que acreditam que “não têm tempo a perder” com a vida cotidiana.

Só sei que foi assim vol. 1

Fernanda Oliveira | Editora Melhoramentos

O livro Só Sei Que Foi Assim é interativo e traz nostalgia para os pais (Foto: Divulgação)

Em tom de conversa fiada, fofoca ou até causo, o livro explica a origem tão misteriosa de algumas cantigas de roda. Com dez capítulos, você conhece diferentes histórias e personagens dessas músicas tão presentes na infância, como “Peixe-vivo” e “Meu limão, meu limoeiro”. Além do texto, você também pode apontar a câmera do celular para os QR codes disponíveis para acompanhar o vídeo da música e cantar em família. É perfeito para as crianças descobrirem esse novo mundo e para os pais que buscam nostalgia e querem apresentar coisas da própria infância aos filhos.

A fabulosa chuva de cores

Jonas Ribeiro | Editora do Brasil

Explore a imaginação do seu filho com o livro A Fabulosa Chuva De Cores (Foto: Divulgação)

A vida com cor ganha muito mais vida. Em um dia, prestes a ir para uma festa, Cora, não satisfeita com o look final, decide tomar um banho de cores. Ela inventou o registro, o chuveiro… Depois de receber tantos elogios, ela resolveu testar outros tons: turquesa, verde, salmão… Cada um deles despertava diferentes sensações, então resolveu espalhar a ideia para o mundo. Provando que a imaginação nos leva a muitos lugares, assim como amor pelo próximo, é um livro sobre solidariedade e vida em sociedade.

Quem quer este rinoceronte?

Shel Silverstein | Companhia das Letrinhas

Conheça uma amizade bastante inusitada e divertida no livro Quem Quer Este Rinoceronte (Foto: Divulgação)

Acho que você nunca se fez essa pergunta, mas irá se surpreender ao perceber que todo mundo precisa de um rinoceronte. Em um texto bem humorado e cheio de ilustrações, você percebe que o animal pode servir desde abajur como para dar colo. Mas, claro, só se você sentar nas pernas dele e não o contrário… Gatos, cachorros, peixes são coisa do passado. A moda em casa vai ser ter um rinoceronte. Que além de todos os benefícios, é muito fácil de amar.

Labirinto de histórias – direto do IGTV por Luciana Loew

Stela Barbieri e Fernando Vilela | Companhia das Letrinhas

Olhe os contos de fadas sob uma nova perspectiva em Labirinto De Histórias (Foto: Divulgação)

Sob a temática do reconto, aborda as histórias clássicas, mas de uma forma revisitada. A narrativa conta a aventura de dois irmãos gêmeos que descobrem um feitiço que só é válido para gêmeos e é capaz de transportá-los para onde quer que eles pensaram. Assim, os dois vão parar nos famosos contos infantis, como Chapeuzinho Vermelho e Os Três Porquinhos. “Esse tipo de livro traz uma camada do hoje, da atualidade em comparação ao lado de como o mundo era visto quando esses contos de fada foram criados”, opina. É uma brincadeira que se faz em cima desses contos, criando uma nova história com base nas que já existem. Conforme a narrativa segue, mais personagens são incluídos. “Os livros podem inspirar a ter muitos momentos gostosos em família. A partir dessa leitura, os pais  podem abrir portas e janelas para muitos outros assuntos”, finaliza.