6 livros infantis para incentivar a leitura dentro de casa

Veja uma seleção para pais e filhos feita a dedo, com muito carinho e cuidado. A ideia é promover esse hábito saudável

Resumo da Notícia

  • Incentive a leitura em casa
  • Listamos alguns livros para começar
  • É um ótimo momento em família

A leitura é muito importante para o desenvolvimento da criança e para adquirir conhecimento ao longo da vida. Para que seu filho pegue gosto pelo hábito, é importante incentivá-lo desde cedo, procurando livros que se adequem a cada fase da vida da criança. Preparamos uma seleção de livros com muito carinho para você ler junto ao seu filho, confira:

-Publicidade-

Quebra-cabeças – Diego Bianki | Kalandraka

Um livro interativo para as crianças (Foto: Divulgação)

Cada pessoa, ser, integrante desse planeta é uma peça de um grande quebra-cabeça. E mesmo diante de tantas diferenças, o livro prova que há, sim, uma questão que nos une e nos torna iguais: somos todos diferentes. A partir disso, o autor te convida a fazer o seu próprio quebra-cabeça com objetos reciclados, ensinando de forma didática sobre inclusão e diversidade. A ideia é incentivar novas combinações para tornar o quebra-cabeça cada vez maior.

Tá tudo bem agora… – Renato Oliveira e Marcelo Correia | Independente

Uma história sensível que ensina até os adultos (Foto: Divulgação)

Tátulio é o filho mais velho entre os irmãos. Ele está descobrindo diversos talentos, mas os seus pais estão sempre ocupados e não conseguem um tempo para vivenciar essas conquistas. Se identificou? Pois é, mas tudo muda quando em um dia um acontecimento abala as estruturas de sua toca e muda pra sempre a história dessa família. Com ilustrações, o livro interativo, que acompanha uma canção e um audiobook, convida as crianças e pais a refl etirem sobre o tempo de qualidade que passam juntos.

-Publicidade-

Robinson – Peter Sís | Companhia das Letrinhas

Uma aventura para incentivar a imaginação (Foto: Divulgação)

Indicado para crianças acima de 4 anos, é inspirado em um clássico infantil. Após se fantasiar de Robinson Crusoé para uma festa da escola, um menino acaba indo parar em uma ilha deserta e misteriosa. A grande questão é: será que ele irá conseguir se virar igual ao herói de seu livro preferido? Essa história cheia de aventura irá conquistar as crianças criando um universo mágico e de infinitas possibilidades, assim como a ilha do marinheiro mais conhecido da literatura.

Ciclo da vida – Aleksandra Mizielinska e Daniel Mizielinski | Livros da Raposa Vermelha

Uma aula sobre o ciclo da vida em casa (Foto: Divulgação)

Já dizia O Rei Leão, é o ciclo sem fim… A natureza segue um padrão e as 64 páginas dessa história mostram isso. “Nasce uma flor, os pulgões comeram a flor, a joaninha comeu os pulgões, a alvéola-branca comeu a joaninha, a raposa comeu…”, e assim por diante. Com ilustrações incríveis e explicações diretas, o seu filho poderá mergulhar no universo científico de forma lúdica. Através desse livro, as crianças ficarão por dentro de como funciona a cadeia alimentar e esse ciclo da vida.

Este é o lobo – Alexandre Rampazo | Pequena Zahar

Aprendendo desde cedo que as aparências enganam (Foto: Divulgação)

Sim, este é o lobo. Mas não aquele clássico que você está acostumada a ver nas histórias. “Aqui não há medo, mas solidão”. O autor dá uma outra perspectiva e te faz refletir sobre esse famoso personagem, que está no imaginário como o vilão de Chapeuzinho Vermelho ou Os Três Porquinhos. Tudo isso pelo olhar de um menino, que aqui representa todas as crianças. Com sensibilidade, o livro traz um novo significado e mostra a importância da amizade na nossa vida.

– Escolha da Luciana Loew

Presos – Oliver Jeffers | Salamandra

O livro conta a história de Felipe, um menino que estava empinando pipa quando, de repente, ela se prende em uma árvore. Ele tentou puxar e sacudir, mas nada adiantava. A pipa continuava ali. Isso já parecia um problema por si só, mas a situação ficou ainda mais complicada quando ele arremessou o sapato preferido na intenção de que a pipa se soltasse. Mas foi o sapato que também ficou preso. “O que esse livro vai fazendo de uma forma muito divertida
é que ele vai jogando outros objetos e usando outras ferramentas para tentar soltar a pipa que estava presa”. Ele usa o outro par de sapato, uma escada, um balde de tinta… “O livro vai para esse ‘nonsense’ que as crianças amam e morrem de rir”. Toda essa história é acompanhada de ilustrações que tornam a leitura ainda mais divertida.

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

-Publicidade-