Publicado em 16/12/2020, às 08h17 - Atualizado em 24/12/2022, às 10h34 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso
As crianças, em algum momento da infância, param de acreditar em coisas mágicas: Coelho da Páscoa, Fada do Dente e até o Papai Noel entra nessa e passa a ser parte do passado do seu filho. Mas o Natal por si só tem um encantamento que é dele e existem muitas maneiras de manter o espírito natalino vivo – até mesmo dentro de crianças mais velhas. Olha só como você pode fazer isso dentro da sua casa:
Seu filho mais velho pode saber que o Papai Noel não existe de verdade, mas isso não significa que ele não possa incentivar crianças mais novas que ele a acreditarem no Bom Velhinho. Vale pedir ajuda para montar as brincadeiras ou colocar pistas pela casa que alguém passou por ali para deixar os presentes embaixo da árvore.
Agora que seu entende que o Papai Noel faz parte de uma história e constrói o espírito natalino, você pode conversar com ele sobre assuntos que demandam mais atenção e ensiná-lo sobre diferenças crenças religiosas ou espirituais. Vai ser uma aula para ele!
Mais do que nunca: agora é o momento de incentivar seu filho a participar de serviços comunitários e a ajudar o próximo. Isso vale para o resto do ano (e por todos os anos da vida dele), mas o primeiro passo para criar uma criança e, no futuro, um adulto mais gentil, começa nesse momento.
Vale o que a sua família preferir: se juntar para cozinhar um prato específico, criar um enfeite de Natal, distribuir cestos de alimentos para pessoas mais necessitadas ou em condição de rua. O importante é manter o espírito natalino. É claro que as novas tradições não anulam as antigas – só se certifique de que elas não irão desrespeitar o momento de isolamento social. Lembre-se: a pandemia ainda não acabou e é preciso tomar todos os cuidados possíveis.
Vamos aos fatos: ganhar presente é tudo de bom e crianças amam isso, independente da idade! Mesmo que seu filho mais velho já entenda que as cartas para o Papai Noel não são entregues no Polo Norte, colocar os desejos em um papel (assim como as coisas boas que ele fez ao longo do ano para merecer os presentes) é uma maneira muito legal de concretizar vontades.
Crianças aprendem com os pais – muito mais com as atitudes do que com o que é dito. Por isso, se você quer que seu filho curta o Natal e a mágica que ele tem, aproveite você mesma esse feriado e entre de cabeça para sentir o espírito natalino. Sua família com certeza vai aproveitar muito mais essa data tão especial!
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Suposta filha de Leonardo explica por que desistiu de fazer teste de DNA