A importância do brincar: conheça o papel da família no desenvolvimento criativo do seu filho

A brincadeira é peça-chave para estimular e incentivar a imaginação da criança. Seja com os pais, avós, tios, primos ou amigos, é brincando que elas conquistam confiança e segurança para explorar o mundo a sua volta

Resumo da Notícia

  • É através da brincadeira que a criança consegue desenvolver a criatividade e também a coordenação motora
  • Crianças que se divertem mais tem mais facilidade em aprender conteúdos na escola
  • Brincar em família vai fortalecer os vínculos entre pais e filhos

Brincar é sinônimo de infância feliz e um direito de todas as crianças! Correr, pular, imaginar e criar contribuem para o desenvolvimento físico e psicológico de cada uma delas. Sendo assim, incentivar esse hábito é cuidar do futuro do seu filho.

-Publicidade-

A importância do brincar

O desenvolvimento das crianças acontece através do lúdico, ela precisa brincar para aprender e se desenvolver. É brincando que a criança faz descobertas sobre o próprio corpo e ganha segurança para explorar o mundo à sua volta.

Roberta Bento, fundadora do SOS Educação, especialista em educação e neurociência, colunista e embaixadora da Pais&Filhos, acredita que, durante a infância, o cérebro é um infinito de possibilidades. “Oferecer estímulos para o desenvolvimento nesse período é estimular a formação de sinapses que se tornarão para sempre a base para aprendizados em todos os aspectos da vida”.

Os benefícios do brincar

As brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento da criatividade, da coordenação motora e ainda dos relacionamentos sociais da criança, tendo em vista a valorização do outro para brincar junto. Seu filho deve ser estimulado fisicamente e psicologicamente antes mesmo de iniciar o processo de leitura e escrita. O desenvolvimento físico, o raciocínio lógico e a criatividade darão base à educação e facilitarão a aprendizagem da criança, tornando esse momento mais leve e dinâmico. “O processo formal de aprendizagem, no período escolar, será mais suave quanto mais estímulos para brincadeiras e conexões sociais a criança tiver desde bebê”, comenta Roberta.

Presença da família na brincadeira com as crianças

Brincar com a família ajuda na formação de vínculos profundos que se estenderão ao longo da vida da criança. Os laços formados durante as brincadeiras transformam-se em recursos que essa criança vai usar em diversos momentos desafiadores da sua vida, incluindo na aprendizagem formal e nos relacionamentos sociais.

As brincadeiras de família podem ser passadas dos avôs aos netos, dos pais aos filhos (Foto: Reprodução/ Shutterstock)

É papel da família manter viva a tradição das brincadeiras. Em um ambiente em que predomina o amor, respeito e o cuidado, essas atividades desenvolvem maior autoconfiança, autoestima, resiliência e curiosidade nas crianças. “Os brinquedos permitem que as crianças criem experiências e tirem suas próprias conclusões sobre causa e efeito, de forma segura”, aponta Roberta. Eles podem também estimular novos métodos de compreensão, prática e domínio de novas habilidades, além da expressão de diferentes sentimentos. Quando desenvolvidos da forma correta e segura, os brinquedos impulsionam a criatividade da criança e a enchem de interesse por novos aprendizados.

Brinquedos para o desenvolvimento das habilidades do seu filho

É pensando em toda a importância do brincar para o desenvolvimento da criança que a Chicco, empresa com mais de 60 anos de experiência, produz brinquedos de muita qualidade, feitos com tecnologia de ponta para atender às necessidades das famílias:

Roda Roda EducativaRoda Roda Educativa

Roda Roda Educativa (Foto: Divulgação)Os jogos de raciocínio lógico são tão importantes quanto os de atividades físicas. Afinal, eles ajudam a criança a desenvolver o pensamento e, inclusive, influenciam sobre o modo como ela vai lidar com problemas no futuro. A Roda Roda Educativa ajuda a criança em sua primeira aproximação ao alfabeto e as primeiras palavras em português e inglês. O brinquedo vai estimular a audição enquanto os pequenos aprendem a pronunciar as letras e os nomes dos animais.

Livro da Fazenda Bilíngue

Livro da Fazenda Bilíngue (Foto: Divulgação)

O brinquedo é educativo e possui sons em nove páginas ilustradas. Ao pressionar os botões, além de aprender onde moram, o que comem, e quem são seus filhotes, a criança escuta curiosidades sobre o animal apresentado naquela página em português e em inglês

Fazendinha Bilíngue

Fazendinha Bilíngue
Fazendinha Bilíngue (Foto: Divulgação)

Ensina sobre os animais da fazenda, os sons que eles emitem, as cores, os números e músicas, tanto em inglês, como em português. Tem três modos de jogos e níveis de dificuldade!

Funky, o Piano Orquestra

Funky, o Piano Orquestra
Funky, o Piano Orquestra (Foto: Divulgação)

São sete instrumentos musicais unidos em um só, com mais de 20 sons diferentes, em cinco gêneros musicais. Os pequenos podem criar memórias incríveis com esse brinquedo e até quem sabe já compôr sua primeira música.

Dino Equilibrista

Dino Equilibrista
Dino Equilibrista (Foto: Divulgação)

É o brinquedo perfeito para trabalhar equilíbrio e coordenação. As crianças são desafiadas a encontrar o equilíbrio usando seis cilindros, somado ao encaixe de mais três formas. Estimula a coordenação e ensina sobre formas e tamanhos.

Adivinhe os Animais

Adivinhe os Animais (Foto: Divulgação)
Adivinhe os Animais (Foto: Divulgação)

É um quebra cabeça lúdico para as crianças. Com sons e melodias divertidas dos animais, a criança é estimulada a encontrar a peça correta de encaixar.

Amarelinha Eletrônica

Amarelinha Eletrônica (Foto: Divulgação)
Amarelinha Eletrônica (Foto: Divulgação)

Mexer o corpo não significa que a criança não está usando a mente. A brincadeira mais tradicional da infância veio agora em uma nova versão. Chame a família e amigos e comece a brincar! Na Amarelinha Eletrônica, a criança pula ouvindo sons divertidos a cada nova casa. Um show em desenvolvimento da precisão e coordenação.