A Pais&Filhos falou sobre educação infantil na nova temporada do podcast “Stereo Falante” e você já pode conferir

O podcast, produzido pela Deezer, é apresentado pela jornalista Néli Pereira e contou com a participação da nossa editora-executiva Andressa Simonini

Vamos falar sobre educação infantil? (Foto: Getty Images)

Tem novidade boa! A Pais&Filhos foi convidada para participar da oitava temporada do podcast “Stereo Falante”, originalmente produzido pelo Deezer. O programa, reproduzido todas as quintas-feiras, é apresentado pela jornalista Néli Pereira.

-Publicidade-

Andressa Simonini, filha de Branca Helena e Igor, editora-executiva da Pais&Filhos, foi convidada para participar de um dos episódios sobre Educação Infantil. O programa também contou com a presença de Mayra Gaiato, psicóloga infantil e neurocientista da infância, especialista em autismo, e Itamar Gonçalves, gerente de Advocacy da Childhood Brasil, entidade que defende os direitos da criança e a proteção contra o abuso infantil. O podcast também convidou Cristiana Tolosa Pontes, coordenadora pedagógica da Esfera, e Marcos Piangers, pai de Aurora e Anita e nosso supercolunista!

Como assunto central do episódio, os convidados debateram sobre educação infantil, qual a importância e o papel da escola e dos pais, como educar as crianças com a tecnologia e qual é o futuro da educação infantil. Abrindo o bate-papo, Itamar falou sobre a importância de proteger as crianças e como isso deve ser feito. O diálogo é fundamental, na opinião do especialista.

-Publicidade-

Em seguida, Andressa Simonini falou sobre o papel da comunicação. “O que a gente busca sempre é mostrar caminhos, mas que os pais tenham a consciência o tempo inteiro de que não existe certo e errado. É o seu jeito. Não se compare aos vizinhos, às redes sociais porque isso vai acabar te prejudicando”, sugeriu.

Andressa também enfatizou que a educação não mudou e sim os formatos de como educar. “Hoje, principalmente, com a chegada do digital, é um mundo muito maior. A educação é a mesma, mas os canais são diferentes, tem que educar pra brincar dentro de um canal, de uma plataforma”, explicou.

Mayra Gaiato, psicóloga infantil e neurocientista da infância, explicou como a educação infantil funciona para crianças com autismo. “Elas têm questões mais específicas e sofrem mais abusos e problemas em geral, como bullying na escola. A gente precisa pensar em estratégias em conjunto, ninguém faz nada sozinho. É um conjunto de fatores que vai fazer a gente proteger essa criança”, disse.

“Uma criança pequena não precisa de tecnologia pra se desenvolver. Precisa de presença. Não tem como parar a tecnologia, mas tem como refletir sobre o uso dela”, disse o convidado Marcos Piangers, pai de Anita e Aurora. “Acho que tem que ter um equilíbrio aí, sem culpa!”, apoiou Andressa Simonini.

Finalizando o assunto, a convidada Cristiana Tolosa Pontes, coordenadora pedagógica da Esfera, falou sobre a importância da escola na educação. “O papel da escola deve ser próximo da família, ter um alinhamento de compreensão de mundo e de ser”.

Ficou curiosa para saber mais do assunto? É só clicar aqui para ouvir o episódio completo.

Leia também:

Dia Nacional da Alfabetização: entenda como a educação integral pode ajudar seu filho

Educação financeira: 4 dicas para ensinar seu filho a lidar com dinheiro

Programa nacional Criança Feliz recebe maior prêmio do mundo na área de inovação para a educação

-Publicidade-