Família

A responsabilidade é nossa! Que pais expõem uma criança a uma situação como da exposição no MAM?

Entenda nosso posicionamento

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

little-girl-future-picture-id528288264

(Foto: Istock)

Pensando na repercussão que o vídeo da menina interagindo com um homem nu em uma exposição do Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo, teve nas redes sociais, começamos a levantar diversas discussões. Uma delas foi: “Que mãe ou pai autoriza uma criança e expõe a uma situação dessas?”

Partindo dessa linha podemos pensar que existem duas responsabilidades:

1 A de quem produz a arte com sua responsabilidade social.

2 Dos pais que decidem expor uma criança a essa situação.

É importante deixar claro que nem todo nu é pornográfico. Há manifestações artísticas com embasamento, e claro, classificação indicativa informada e devidamente respeitada, que têm seu valor e lugar como discussão social.

No caso recente, o museu se pronunciou dizendo que havia uma sinalização na sala indicando a faixa-etária e a criança estava acompanhada pela mãe. Isso não exime o estabelecimento da responsabilidade de bloquear a entrada de crianças, mas o que queremos colocar em questão aqui é o posicionamento dos pais. Afinal, eles são responsáveis pelos filhos e induzem as crianças aquilo que acreditam ser certo.

A Pais&Filhos mais uma vez reforça acreditar na liberdade artística, mas neste caso o museu e os pais passaram dos limites. Qual a sua opinião?

Leia também:

Criança interage com homem nu em exposição no MAM e vídeo causa revolta

Exposição de arte para ‘público escolar’ é considerada ofensiva e cancelada

Resort feito para a família é diferencial em Portugal

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não