Família

“A vida é um milagre que ninguém percebe”, diz Marcos Piangers em vídeo emocionante sobre reclamações

Após ouvir sua filha reclamar sobre a lentidão do celular, ele fez uma reflexão a respeito do que temos nas mãos e não percebemos

Cecilia Malavolta

Cecilia Malavolta ,Filha de Iêda e Afonso

Marcos e as duas filhas na sessão de fotos para a capa de agosto da Revista Pais&Filhos (Foto: Evelen Torrens)

Marcos Piangers é pai de Anita e Aurora, jornalista, palestrante, autor dos livros “O Papai É Pop 1 e 2” e nosso colunista da revista. Após muito tempo escrevendo para a coluna “Ela Diz, Ele Diz”, que sai mensalmente nas edições impressas da Pais&Filhos, começamos uma série de vídeos com ele que vai ao ar no nosso canal do YouTube, a Pais&Filhos TV.

Para começar, Marcos Piangers fala sobre o milagre com o qual nos deparamos todos os dias. Afinal, é tão comum ouvir reclamações de coisas triviais do dia a dia que é mais normal ainda não perceber a grandiosidade que essas pequenas coisas têm – como ter alcance a toda informação do mundo no celular ou tomar voar em um avião. Confira o texto e o vídeo na íntegra abaixo:

“Esses dias ouvi minha filha adolescente reclamar que seu celular estava muito lento. “Mas é um milagre!”, disse a ela. “É um milagre!”. Temos, pela primeira vez na história, todo o  conhecimento humano no bolso. Todos os filmes, os livros, as óperas, a mitologia grega, todos os discursos inspiradores, toda a Barsa no nosso bolso!

É um milagre! Não importa se demora mais três ou quatro segundos para acessar uma informação. É um milagre! É incrível! É espetacular! Ela me olhou séria. Perguntou o que é Barsa.

Para fazer palestras por todo o Brasil pego aviões. Aviões são estruturas de aço que voam. São maravilhosas estruturas, inexplicáveis, que têm a capacidade de atravessar oceanos. Eu sento em uma poltrona, vejo o nascer do sol por cima das nuvens, a equipe de comissários me oferece um suco.

Ouço o casal da poltrona de trás reclamar. “Isso aqui está cada vez mais apertado!”. Um senhor de terno se queixa pois acabou o sanduíche de peito de peru. “Agora temos apenas sanduíche de presunto”, lhe avisa a atendente, gentilmente. Todos os passageiros parecem estar irritados com algo. “Mas é um milagre!”, tenho vontade de gritar. “Você está em uma poltrona! No céu! Tomando suco!”, tenho vontade de dizer.

Voltando pra casa de Uber, o pôr-do-sol estava incrível. Tenho medo de comentar com o motorista, vai que ele acha que eu sou uma dessas figuras zen, um hippie deslumbrado com algo trivial. Mas é um milagre: todo dia uma pintura diferente no céu. Todo dia um rosa, roxo, um laranja deslumbrante.

Não importa como foi seu dia, não importa quão cansativa foi a sua semana. Ali está uma pintura de presente. Você pode reclamar do chefe, do trânsito, da vida. Mas a própria vida é um milagre. É um milagre que ninguém percebe”. 

Leia também:

Marcos Piangers e Ana Cardoso respondem a pergunta mais difícil de todas: o que é o amor?

Marcos Piangers manda recado para quem pensa em ser pai: “Não tenha filhos”

“Você é pai quando decide estar presente de verdade”, afirma Marcos Piangers

Confira o conteúdo da Pais&Filhos no YouTube: