Agricultor compra fazenda que trabalhou na infância e muda vida da família: “Tínhamos tudo para dar errado”

Ivan Carlos de Santana trabalhou desde os 11 anos de idade para ajudar a família e após anos juntando dinheiro conseguiu o próprio negócio que gera renda para toda a família

Resumo da Notícia

  • O homem começou a trabalhar aos 11 anos, em uma fazenda de café, o que configura trabalho infantil
  • Atualmente ele e a família comandam a fazenda
  • A marca leva o nome "Café Goulart" em homenagem à mãe

Em Cabo Verde, Minas Gerais, Ivan Carlos de Santana conta a reviravolta que teve na vida após se tornar proprietário de uma fazenda que conduz plantação de café. Segundo o ex-agricultor: “Nós tínhamos tudo para dar errado” diz ele sobre a família, que veio de origem humilde e nunca imaginaram que poderiam coordenar aquelas terras.

-Publicidade-
Fazenda que o agricultor conseguiu comprar e mudar de vida
Fazenda que o agricultor conseguiu comprar e mudar de vida (Foto: Reprodução/Vídeo/G1)

Ivan Carlos de Santana conta que começou a trabalhar aos 11 anos, o que configura trabalho infantil. Ele é o irmão mais velho, e ficou responsável por auxiliar a mãe no trabalho árduo, para conseguir ajudar na criação das demais crianças que faziam parte da família. Se tornar lavrador era um cenário do qual Ivan Carlos queria fugir na época, e por isso não pensava que poderia trabalhar naquela fazenda por tantos anos.

De acordo com entrevista concedida ao G1, foi a mãe, Zilda Goulart, que ensinou Ivan Carlos a plantar. As práticas aconteciam durante o horário de almoço, por necessidade. Atualmente, a marca do café produzido na fazenda de Cabo Verde leva o nome de “Café Goulart” em homenagem à matriarca da família.

Após anos de trabalho, juntando o pouco dinheiro que recebia, o trabalhador conseguiu fundar uma marca de grãos selecionados, que é responsável por gerar renda para toda a família. Eles comandam a Fazenda Jangada, e têm a tradição de realizar a produção apenas com frutos maduros de café, o que permite que a qualidade do produto seja diferenciada.

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

Assista ao POD&tudo com as gêmeas Bia e Branca Feres