Alerta! Jogo online coloca as crianças em risco com ameaças e suicídio

Chamado de Pateta, o perfil chega aos jovens por meio das redes sociais e as convidam a participar de um jogo que pode levar à extorsão, ameaças ou até mesmo suicídio

Resumo da Notícia

  • Alerta para os pais
  • Jogo online perigoso
  • Cuidados e segurança
  • Veja mais na matéria abaixo

A Polícia Militar do Distrito Federal publicou um alerta que mostra um novo ataque virtual voltado para as crianças e os jovens. Eles alcançam o grupo, por meio das redes sociais. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios explicou que é um perfil que entra em contato com esses jovens e os incentiva a praticar a automutilação, o suicídio e fazem ameaças de morte.

-Publicidade-
(Foto: Reprodução/ PMDF/ Divulgação)

Há duas formas de a criança iniciar o jogo, a primeira é o perfil denominado Pateta entrar em contato com ela por mensagem e começar a passar as instruções do jogo. Outra forma é que a vítima chame uma conta de Jonathan Galindo em uma plataforma de rede social.

COMEÇOU A BLACK FRIDAY!

A Black Friday da Amazon chegou! Para conferir os produtos com descontos incríveis em todas as categorias do site, clique AQUIAproveite também o cupom OUTLET30 e ganhe 30% off em itens selecionados clicando AQUI. Você ainda pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime! A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI

A comunicação pode acontecer por mensagens, ligações ou vídeos e uma das supostas regras é deletar todas as comunicações feitas. Após ele consentir e entrar no jogo, ele recebe um link e o suspeito consegue rastrear o número de IP do computador da criança e acessar dados pessoais que podem ser usados para extorsão e ameaças.

Em 2017 teve um caso parecido. O jogo ficou conhecido como Baleia Azul e propunha desafios letais e incentivava o suicídio. A PMDF aconselha que os pais monitorem os jogos dos filhos, fiquem de olho nas redes sociais, observem comportamentos estranhos e conversem abertamente sobre essas questões com eles. Além disso, é importante alertar sobre esse jogo e ter uma atenção redobrada voltada para aqueles com tendência à depressão.

Seminário

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!