Alerta! OMS anuncia aumento progressivo de casos de sarampo no mundo

De acordo com a entidade global de saúde, um progresso global o número de casos notificados de sarampo subiu progressivamente entre 2010 a 2016

Resumo da Notícia

  • A Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um alerta para o aumento considerável de casos de sarampo em todo mundo
  • No ano passado, foram registrados o maior número de contaminados dos último 23 anos
  • O motivo seria a baixa cobertura vacinal na aplicação das duas doses da vacina

Nesta quinta-feira, 12 de novembro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um alerta para o aumento considerável de casos de sarampo em todo mundo. No ano passado, foram registrados o maior número de contaminados dos último 23 anos, com 869.770 infectados, além de um aumento de 50% nas mortes em comparação com 2016, com 207.500 vítimas apenas em 2019.

-Publicidade-
OMS fez um alerta para os casos de sarampo no mundo (Foto: Getty Images)

De acordo com a entidade global de saúde, um progresso global o número de casos notificados de sarampo subiu progressivamente entre 2010 a 2016. O motivo seria a baixa cobertura vacinal na aplicação das duas doses da vacina.

“Nós sabemos como prevenir surtos e mortes de sarampo. Esses dados enviam uma mensagem clara de que não estamos conseguindo proteger as crianças do sarampo em todas as regiões do mundo. Devemos trabalhar coletivamente para apoiar os países e envolver como comunidades para alcançar todos, em todos os lugares, com uma vacina contra o sarampo e deter este vírus mortal. ”, Disse o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, segundo a Veja.

-Publicidade-

Segundo dados da própria organização, a taxa de cobertura da primeira dose de vacinação contra o sarampo está estagnada mundialmente há mais de uma década, entre 84% e 85%, enquanto a da segunda dose aponta cerca de 71%. Para ser considerada como ‘sob controle’, o percentual de cobertura deveria estar acima de 95%.

A grande preocupação é que a pandemia do coronavírus agrave ainda mais essa crise. “Os casos notificados de sarampo sejam menores em 2020, os métodos de base para controlar a Covid-19 resultaram em interrupções na vacinação e paralisaram os esforços para prevenir e minimizar os surtos de sarampo”, alertou a OMS.

De acordo com o Ministério da Saúde até o momento, no Brasil, foram confirmados pouco mais de 7,7 mil casos no ano, sendo que 21 estados apresentaram casos da doença e cinco estão com circulação ativa do vírus. Além disso, cinco mortes foram confirmadas até agosto deste ano, sendo uma em São Paulo e no Rio de Janeiro e três no Pará.

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

-Publicidade-