Alerta! Vacinas salvam 4 vidas por minuto, estima OMS

O cálculo foi feito em parceria com a Universidade de Oxford e leva em consideração doenças como sarampo, rubéola, tétano, poliomielite,difteria, entre outras

Resumo da Notícia

  • Segundo estimativas da OMS, a vacinação em massa salva a vida de 4 pessoas por minuto em todo o mundo
  • A imunização também ajuda os países a pouparem o equivalente a 250 milhões de reais por dia
  • O cálculo leva em consideração doenças como sarampo, rubéola, tétano, poliomielite,difteria, entre outras

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacinação em massa salva a vida de 4 pessoas por minuto em todo o mundo. Além disso, a imunização também ajuda os países a pouparem o equivalente a 250 milhões de reais por dia. O cálculo leva em consideração doenças como sarampo, rubéola, tétano, poliomielite,difteria, entre outras.

-Publicidade-
Os cálculos envolvem todo o mundo (Foto: Freepick)

Os números mostraram que cerca de 2 a 3 milhões de mortes são evitadas todos os anos com a aplicação dos medicamentos. E mais 1,5 milhões de vidas poderiam ser poupadas nesse período se as campanhas de vacinação atingissem seu potencial máximo.

(Foto: Unsplash)

Outros 21 pesquisadores da Universidade de Oxford se uniram ao estudo para entender a fundo o potencial das vacinas. Em entrevista à BBC, o grupo disse que o impacto pode ser ainda maior se utilizamos casos como o da varíola como exemplo.

“É impossível saber exatamente quantas pessoas morreriam hoje de varíola caso os cientistas não tivessem desenvolvido uma vacina. Estimativas razoáveis apontam cerca de 5 milhões de vidas por ano, o que significa que, de 1980 a 2018, foram salvas entre 150 milhões e 200 milhões de vidas”, disseram.