Alpinista perdido em montanha é encontrado após 27 horas graças ao Google Earth

Com apenas 1 litro de água e 1 barra de cereais, já sem voz pelos gritos de socorro, Rene Compean ficou desaparecido por 27 horas

Resumo da Notícia

  • Rene Compean, de 45 anos, se perdeu em trilha no Sul da Califórnia
  • Com apenas 1 litro de água e 1 barra de cereais, já sem voz pelos gritos de socorro, o homem ficou desaparecido por 27 horas
  • Felizmente, um hobbie um pouco diferente salvou a vida do aventureiro

Rene Compean, de 45 anos, se perdeu em trilha no Sul da Califórnia. Com apenas 1 litro de água e 1 barra de cereais, já sem voz pelos gritos de socorro, o homem ficou desaparecido por 27 horas sozinho no deserto. Felizmente, um hobbie um pouco diferente salvou a vida do aventureiro. Ele foi encontrado graças a um desconhecido que adora navegar em sistemas de satélite.

-Publicidade-

Pouco antes da bateria de Rene acabar ele conseguiu entrar em contato com um amigo, chegando a mandar duas imagens, no entanto, apenas uma delas chegou ao destinatário. A foto das pernas dele cobertas com fuligem penduradas em um pico íngreme, o que seria a única pista de seu paradeiro. “SOS.  Meu telefone vai ficar sem bateria. Estou perdido“, escreveu, segundo o  The Washington Post.

O homem foi encontrado graças ao Google Earth (Foto: Reprodução/ Twitter)

Felizmente a foto de baixa qualidade foi suficiente para que Ben Kuo, que trabalha com tecnologia e é operador de uma rádio amador, reconhecesse a localização do perdido. Ele estava em sua casa quando se deparou com uma publicação do departamento de polícia do condado de Ventura. Nela, as autoridades pediam ajuda para reconhecer a área em que a imagem havia sido feita.

Antes de compartilharem a foto, a equipe de busca já havia passado a noite inteira procurando, sem sucesso, o rapaz. Segundo as autoridades, ele estava a aproximadamente 2 mil metros de altitude, e a baixa temperatura era uma preocupação, já que ninguém sabia se ele estava preparado para as condições térmicas.

Ben Kuo conseguiu encontrar o aventureiro graças ao Google Earth (Foto: Reprodução/ Twitter)

Com o costume de comparar imagens e buscar a localização no Google Earth, Ben Kuo encontra incêndios florestais e os compartilha no Twitter. Primeiro ele começou a procurar em uma área próxima ao lugar em que o carro de Rene foi encontrado, mas depois, ao ver manchas verdes na imagem, passou a procurar em uma área ainda mais específica.

“Percebi que ele devia estar no lado sul porque não há realmente vales verdes no lado norte”, explicou Kuo ao Post. “Ao digitar a hora e a data em que a foto foi tirada, você pode comparar a visualização no Google Earth. Os dados combinaram”, acrescentou. Em seguida ele compartilhou uma captura de tela do satélite em seu perfil. Os agentes avaliaram que as descobertas eram plausíveis e enviaram uma helicóptero para o local. A pouco menos de um quilômetro do ponto indicado, Compean foi encontrado.