Alternativas naturais para aumentar a imunidade da sua família no inverno

Manter a saúde da família inteira em dia é mais importante do que você imagina! Veja alguns hábitos simples para ter em casa e evitar as doenças respiratórias ao longo do ano todo

Resumo da Notícia

  • É preciso ficar atento à saúde do seu filho nessa época do ano
  • Alguns hábitos durante o ano todo podem ajudar a estimular o sistema imunológico
  • Conheça alguns produtos naturais para ajudar a sua família

-Publicidade-

Alguns hábitos simples em casa podem fortalecer o organismo (Foto: Getty Images)O cuidado com a sua saúde e de toda a família deve ir além do período de pandemia pelo novo coronavírus. Manter a imunidade alta faz toda a diferença para que o seu organismo tenha defesas naturais ao entrar em contato com vírus ou bactérias, evitando as doenças respiratórias mais comuns.

As crianças podem apresentar entre 8 e 11 episódios de infecções virais por ano, ou seja, quase um quadro por mês. As chances de contaminação  aumentam durante essa época do ano, com a chegada do inverno, já que a queda de temperatura e o ar mais seco contribuem para a proliferação do vírus

-Publicidade-

Por isso, todo cuidado é pouco. Pode parecer complicado, mas alguns hábitos simples (que já deveriam fazer parte da rotina) podem te ajudar nessa missão, fortalecendo a imunidade de toda a família. Vale destacar que até os 5 anos de idade, o sistema imunológico do seu filho ainda está em formação, exigindo uma atenção redobrada. “A prevenção é a base de tudo, seja para o coronavírus ou qualquer outra doença”, reforça o Dr. Thiago Caldi, pediatra e especialista em pneumologia pediátrica, pai de Ana e Júlia.  

Saúde em dia

Confira algumas alternativas para aumentar a imunidade da sua família nas próximas estações e transformá-las em parte do seu dia a dia:

Deixar os ambientes bem arejados

Com a chegada do inverno, as pessoas costumam se aglomerar em espaços fechados, o que facilita a circulação de vírus e bactérias. Em meio às temperaturas mais baixas, é comum querer fechar todas as portas e janelas da casa, mas essa corrente de ar é fundamental para garantir um ambiente saudável.

Ter uma alimentação saudável

Isso não é novidade para ninguém, comer bem fornece nutrientes e ajuda a fortalecer o corpo contra possíveis invasores indesejados. 

Uma alimentação equilibrada é fundamental para ter todos os nutrientes necessários (Foto: reprodução)

Usar medicamentos naturais

O uso de medicamentos com ingredientes ativos de origem natural é um ótimo caminho para ajudar a estimular o sistema imunológico e as defesas do seu filho. A Weleda, que é baseada na medicina antroposófica, por exemplo, busca criar uma terapia que ajuda o organismo a encontrar seu próprio caminho para sair da doença. A dica é usar no início das estações mais frias e manter o uso durante todo o inverno.

Lavar as mãos

Grande parte das doenças de inverno é transmitida pelas vias respiratórias superiores – ou seja, pelo nariz e pela boca. Espirro, tosse, beijo e até mesmo o toque de uma pessoa que esteja contaminada pode transmitir as mais diversas doenças. Por isso, é essencial manter a higiene das mãos. A pandemia do coronavírus mostrou como esse hábito simples pode fazer toda a diferença na hora da prevenção contra doenças respiratórias. 

Praticar exercícios físicos

Estar em quarentena não é desculpa para deixar essas atividades de lado. Elas são ótimas para ativar a circulação, produzindo calor, que é responsável por fazer o sistema imunológico funcionar. 

Ter o sono em dia

O sono é fundamental para manter os níveis hormonais adequados, tanto para crianças quanto para os adultos. Durante as primeiras semanas de vida, os recém-nascidos podem dormir de 16 a 20 horas por dia, em períodos de 3 a 4 horas. A partir dos dois anos de idade, 10 horas são suficientes junto de um descanso de 2 horas durante o dia. Também é importante manter uma rotina de sono, com horários para dormir e acordar. 

Fazer banho de sol

O sol é uma fonte de imunidade essencial para o corpo e não custa nada! Esse momento é responsável por fornecer vitamina D, que fortalece o organismo. Só cuidado para não exagerar, ok?

Manter a amamentação exclusiva até os 6 meses

A amamentação é uma fonte rica e insubstituível de nutrientes para o seu filho. Através do leite, o bebê desenvolve e fortalece a imunidade. O leite materno oferece toda a alimentação necessária para o bebê nesta fase, além de reforçar o sistema imunológico, conter células ativas que criam bactérias e anticorpos para combater infecções, auxiliar no desenvolvimento do sistema nervoso e até proteger contra a poluição.

Você pode incluir esses hábitos na sua rotina, sem necessidade de sair de casa (Foto: Getty Images)

Além dos cuidados já citados, também é importante evitar o compartilhamento de utensílios, manter a etiqueta da tosse, ficar atento a possíveis sintomas como espirro, tosse e falta de ar, e prezar por um ambiente agradável dentro de casa, para que todos possam permanecer (pelo tempo necessário) saudáveis e felizes! 

Novo aplicativo Pais&Filhos Interativo: teste seus conhecimentos, acumule pontos para trocar por prêmios e leia conteúdos exclusivos! Para baixar, CLIQUE AQUI.

-Publicidade-